A implantação e gestão de atividades turísticas no espaço rural foi tema do 4º Workshop de Turismo na Agricultura Familiar, ocorrido nesta terça-feira (03/10) em Apucarana. Realizado no Recanto Sossego, o evento reuniu produtores rurais e representantes de prefeituras do Vale do Ivaí. Embora o potencial natural existente, o desafio é agregar valor à pequena propriedade rural, criando ambientes atrativos e acolhedores para os visitantes.
Programado para acontecer ao longo do dia, o workshop contou com palestras, relatos de experiências e oficinas sobre a temática. Entre os principais assuntos abordados estavam o inventário turístico para gestores municipais, turismo religioso, esporte de aventura na natureza, boas práticas na gastronomia rural e custo de produção.
O evento é uma realização do Governo do Paraná, através da Emater, e Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). Apóiam ainda a iniciativa o Território Vale do Ivaí, a Amuvi, Banco Mundial, Pró Rural, Amuvitur,Paraná Turismo e Sebrae.
O prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto, citou o local escolhido para sediar o workshop como um exemplo de turismo de eventos, localizado em ambiente rural. “É uma empresa familiar, que criou um ambiente de negócios para festas e eventos”, sintetiza.
O prefeito de Apucarana também trouxe outros exemplos no Paraná e também de fora do Estado, de iniciativas que agregam valor à pequena propriedade rural. “Recentemente, no Encontro da Mulher Rural realizado em Apucarana, tivemos a presença de um grupo de mulheres cafeeiras do Norte Pioneiro que foram capacitadas pela Emater, participam de concursos de qualidade e estão produzindo e vendendo cafés artesanais de qualidade”, afirma, citando ainda o circuito do vinho no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. “Precisamos incentivar o desenvolvimento, dentro da agricultura familiar, de produtos e de ambientes que possam acolher bem os visitantes”, completa Beto Preto.
Mário Bezerra, chefe do núcleo regional da Seab, lembrou também que recentemente uma comitiva do Vale do Ivaí foi até São Paulo, para conhecer o circuito das frutas. “Pequenas propriedades exploram a fruta, mas a agregação de valor é muito maior com a atividade turística. As pessoas visitam as propriedades para conhecer o cultivo, o que acaba valorizando a produção”, frisa Bezerra.
Em Apucarana, o Município desenvolve o Programa Terra Forte, que incentiva o desenvolvimento da fruticultura. “Ao mesmo tempo em que nos preocupamos com a produção, estamos buscando também preparar as famílias para que futuramente a atividade possa ser incrementada com o turismo, a exemplo do que já acontece em São Paulo”, pontua José Luiz Porto, secretário municipal de Agricultura.
Conforme Ivaldete Zarpelon, coordenadora estadual de turismo rural da Emater, o instituto vem fazendo a sensibilização e a capacitação de produtores, prefeituras e entidades. “O workshop reuniu produtores rurais e gestores da atividade nos municípios, que são das áreas de turismo, meio ambiente e agricultura. Nosso objetivo é que o agricultor tenha, além da produção, mais uma alternativa de renda com o turismo”, afirma Ivaldete, lembrando que o evento é anual e itinerante. “Ele já foi realizado em Borrazópolis, Ivaiporã, Lunardeli e agora em Apucarana”, afirma Ivaldete, acrescentando que no final do evento seria definido o município que receberá o workshop de 2018.
Estiveram ainda presentes na abertura do evento o vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), o vice-prefeito de Grandes Rios, Renato Camargo, o presidente da Amuvitur, Julio César Pereira, a diretora-técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, a secretária da Promatur, Maria Agar Borba Ferreira e o chefe do escritório de Apucarana da Emater, Geraldo Maronezi.
Ouça entrevistas desta matéria:
Prefeito Beto Preto
Ivaldete Zarpelon – Emater