Apucarana fechou, ontem, o segundo dia de vacinação contra a paralisia infantil atingindo 56% da meta de imunizar 7.400 crianças de seis meses a 5 anos incompletos (4 anos 11 meses e 29 dias). O objetivo das autoridades municipais da saúde é de alcançar a cobertura vacinal de 100% o quanto antes.

Para isso, a divulgação da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, iniciada no último sábado e segue até dia 21 deste mês, será reforçada pela circulação de um carro de som com o Zé Gotinha (símbolo da campanha) por toda a cidade. As doses estão disponíveis em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que possuem sala de vacinação.

Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde, Lauro Alberto Vieira dos Santos, também será realizado um trabalho diferenciado nos CMEIs. “As professoras estão definindo um dia para as mães trazerem as carteirinhas de vacina dos seus filhos. Neste dia, enviaremos uma equipe de enfermeiros para atender aquela creche específica. Além da dose contra paralisia infantil, será uma oportunidade atualizar as imunizações que possam estar em atraso na tabela de vacinação de cada criança”, informa Santos.

GRIPE

O departamento de Vigilância Epidemiológica lembra que a vacina contra a gripe para os grupos prioritários ainda está disponível nas UBS's. A imunização contra a influenza já atingiu 93.68% da meta em Apucarana, o maior dentro da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde.

Publicações Recomendadas