Visando facilitar o acesso dos cidadãos a programas e políticas da assistência social, em especial das pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Apucarana conta a partir de agora com uma unidade de atendimento na área central.
Sob coordenação da Secretaria da Assistência Social, foi inaugurada nesta quinta-feira (04/07) pelo prefeito Júnior da Femac a Central de Cadastro Único. Estruturada em imóvel na Rua Osório Ribas de Paula, nº 697, próximo ao Terminal Rodoviário Urbano, além de ser um local estratégico para inscrição ou atualização do CadÚnico, a central está habilitada a realizar, sem necessidade de agendamento nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a resolução de pendências para beneficiários do Programa Bolsa Família. “Mantemos um conceito de gestão que é de atender de forma prioritária o que há de mais importante em uma cidade, que são as pessoas. E nesta lista, em primeiro lugar da fila está atender bem e com celeridade as pessoas que mais precisam. Em Apucarana, ninguém fica para trás, ou passa fome. Este ambiente vai facilitar o atendimento das famílias que precisam fazer ou renovar seu Cadastro Único, sendo um local de esperança, amor, humanidade e valorização da pessoa. Tenho a certeza de que todos que adentrarem aqui, seja para uma simples atualização de dados, ou em um momento de desespero, vão encontrar além de um atendimento técnico de excelência, também uma mão amiga, um sorriso aberto, um abraço”, disse o prefeito Júnior da Femac.
Registro que permite saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil, o CadÚnico foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras através dos CRAS e outras bases de atendimento oficiais. Em Apucarana, segundo dados da Secretaria da Assistência Social, 22.677 famílias estão no Cadastro Único, totalizando 52.325 pessoas inscritas na base municipal. “Mensalmente são realizados cerca de 1.200 atendimentos, que envolvem o processo de atualização cadastral e inclusão de novas famílias. Todos estes atendimentos, que são realizados a partir dos CRAS, passam a contar a partir de agora com este novo posto de atendimento”, confirma Juliano Dalla Costa, secretário Municipal da Assistência Social.
Além de realizar atualizações cadastrais, o equipamento público também irá atender, sem necessidade de agendamento, a resolução de pendências para beneficiários de diversos programas sociais. “Acontece muito da pessoa vir ao centro sacar o beneficio na agência lotérica ou bancária e descobrir que, por alguma inconsistência, teve o recebimento suspenso pelo Governo Ferderal. Até então, ela necessitava voltar ao CRAS de referência e agendar atendimento, demandando tempo até solucionar a pendência. Com a Central do Cadastro Único, esse beneficiário poderá dar solução praticamente imediata ao procurar o atendimento. Este é mais um serviço importante para a comunidade. Uma realização da gestão do prefeito Júnior da Femac que reforça seu compromisso com aqueles que mais precisam”, avaliou Dalla Costa.
A solenidade de inauguração da Central do Cadastro Único contou com a presença dos vereadores Jossuela Pirelli e Tiago Cordeiro de Lima. As bênçãos foram dadas pelo padre Júnior Fagioli, vigário da Catedral de Apucarana, e pelo pastor Elias Vieira, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Como funciona – Qualquer família de baixa renda pode se cadastrar junto ao Cadastro Único, sendo o responsável pela família que declara as informações de todas as pessoas da casa. Ao se inscrever ou atualizar seus dados, o cidadão pode tentar participar de vários programas sociais oferecidos pelo Governo Federal, cada um com exigências específicas. Veja quadro:
Benefícios concedidos com base no CadÚnico
➔ Programa Bolsa Família
➔ Passe Livre da Gestante
➔ Programa Leite das Crianças
➔ Programa Pé de Meia
➔ Tarifa Social de Energia Elétrica
➔ Programa Água Solidária
➔ Benefícios eventuais como Cesta Básica, Auxílio Funeral, Auxílio Documentação
➔ Benefício de Prestação Continuada (BPC)
➔ Programa Minha Casa Minha Vida
➔ Passe Livre Intermunicipal para Pessoa Idosa
➔ Programa Municipal de Castração Gratuita
➔ Programa Identidade Jovem
➔ Programa Jovem Aprendiz
➔ Programa Bolsa Agente Cidadania
➔ Programa Caixa D’água Boa
➔ Programa Comida Boa
➔ Auxílio Gás
➔ Isenção de Inscrição para Concursos Públicos, Vestibular e Enem
➔ Entre outros…