O prefeito Beto Preto (PT) informou nesta quarta-feira (27/03) que as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Apucarana que ofertam a especialidade de odontologia receberam do Governo do Estado, kits de testes rápidos para o pré-diagnóstico do câncer bucal. O novo método é pioneiro no país e faz parte do Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal.
O tecnologia médica, elaborada e testada academicamente pela Universidade Federal do Paraná (UTFPR), identifica ou elimina a suspeita da doença em apenas um minuto. “É um método revolucionário, simples e com eficácia já comprovada. Com o diagnóstico precoce, aumenta proporcionalmente as chances de cura. E isto tudo disponível gratuitamente à população”, assinala prefeito Beto, que é médico.
Os kits foram repassados aos profissionais do município na tarde de ontem (quarta-feira – 27/03), pelo diretor do Departamento de Odontologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Luis Carlos Caramori que, no salão nobre da prefeitura, comandou a primeira reunião departamental do ano. “Peço a todos que sempre que identificarem uma lesão bucal no paciente, realizem imediatamente o teste. Confirmando a suspeita, encaminhem ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para que o devido tratamento tenha início”, disse o diretor.
Junto com o kit do teste rápido, as unidades de saúde também receberam um informativo com o passo a passo para a realização do teste.
Além de recados gerais sobre a nova metodologia de trabalho orientada pela atual administração, visando a otimização do atendimento e o fim das filas nas unidades de saúde, os profissionais da odontologia municipal também participaram de uma palestra de atualização, sob o tema “Prótese Dentária”.
O teste
Primeiro, o profissional de saúde examina a cavidade oral do paciente em busca de lesões. Caso encontre alguma, ele limpa a área afetada com ácido acético por 20 segundos e aplica uma substância chamada azul de toluidina, que reage por mais 20 segundos.
Após esse período, o profissional remove o excesso do azul de toluidina com nova aplicação do ácido acético e observa a lesão. Se mesmo após essa limpeza, a lesão ainda apresentar coloração azul escura, o teste de triagem deu positivo e o paciente é encaminhado ao CEO para realizar uma biópsia, que comprovará ou não o câncer.