Se as condições climáticas estiveram favoráveis, o trânsito no entroncamento das ruas Clotário Portugal e São Paulo, na região da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deverá ser liberado neste final de semana. O trecho foi interditado para a implantação da nova rede coletora de águas pluviais que, com galerias de diâmetro maior e caixas de passagem, vai acabar com os constantes alagamentos registrados nesta região em períodos de chuva intensa.
O prefeito de Apucarana pede a compreensão da população, afirmando que agentes de trânsito fizeram a sinalização e estão no local orientando os motoristas a seguirem as rotas alternativas. “As obras estão chegando à fase final e reiteramos o pedido de compreensão e de paciência para a população neste momento em que os serviços avançam”, solicita Junior da Femac.
A engenheira Caroline Moreira, superintendente da Secretaria Municipal de Obras, explica que a empresa contratada pelo Município está implantando bocas de lobo triplas, ligadas a galerias de um metro de diâmetro, no entroncamento das ruas Clotário Portugal e São Paulo. “A nossa intenção é liberar o trânsito até sábado e, na sequência, fazer a recomposição do asfalto”, prevê.
A engenheira explica que as galerias antigas estão sendo mantidas e novas foram colocadas, representando um reforço adicional na capacidade de canalização das águas até o dissipador, situado na região do Bairro 28 de Janeiro. “O reforço no sistema de drenagem envolve a colocação de tubos de concreto armado de um metro de diâmetro em trecho de cerca de 600 metros de extensão, desde o ponto crítico na região da UPA e do Sesc, passando pelas ruas Sante Formigoni, Dr. Miyoje Kogure, Andorinhas, Brasília e Suzana Pacheco”, explica Caroline, acrescentando que o Município está investindo R$ 763 mil nesta obra.