A revitalização da nascente do Córrego Ouro Fino, iniciada através do Programa de Hortas Solidárias, está crescendo e deverá se transformar em projeto de extensão do campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O objetivo é auxiliar com o diagnóstico de qualidade da água, vazão, análise do perfil topográfico, limpeza das margens, educação ambiental e continuidade da revitalização da nascente.
O prefeito Junior da Femac assinou nesta semana um termo de interesse, visando uma parceria com a UTFPR para o desenvolvimento do Projeto de Extensão Revitalização de Nascentes Urbanas. “O documento foi entregue à professora Andrea Sartori Jabur, coordenadora da Disciplina Revitalização de Rios Urbanos e em breve deverão iniciar as atividades com os acadêmicos”, informa Junior da Femac.
O prefeito de Apucarana salienta que essa será mais uma iniciativa que passará a constar do Catálogo de Projetos de Extensão da UTFPR, lançado oficialmente há cerca de uma semana. “Tive o privilégio de participar do lançamento do catálogo, uma iniciativa que busca encontrar soluções para demandas reais da comunidade. A nossa equipe, através do Programa de Hortas Solidárias, já havia verificado a necessidade de realizar um trabalho de recuperação desta nascente e começou as atividades que agora terão a parceria e o reforço dos acadêmicos da UTFPR”, pontua Junior da Femac.
O projeto será desenvolvido na nascente do Córrego Ouro Fino, localizado na Rua Edgard Júnior, no Núcleo Habitacional Djalma Mendes. “A nascente contribui para a formação dos córregos Tarumã/Ouro Fino. O local, antes assoreado por entulho e lixo, agora serve de fonte de água para irrigação da horta solidária implantada pela Prefeitura no bairro”, assinala Junior da Femac.
A iniciativa de recuperação da nascente partiu da moradora da comunidade e coordenadora do Programa Municipal de Hortas Solidárias, Maura Aparecida Fernandes de Oliveira, em conjunto com a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família. “Essa é uma iniciativa que conta com o apoio de diversas entidades e uma delas é a UTFPR. Desde setembro do ano passado, estudantes da UTFPR vêm realizando atividades no local. Essa iniciativa repercutiu muito dentro da UTFPR, a ponto de estar sendo transformado em projeto de extensão”, relata Maura.
A disciplina de revitalização de rios urbanos é ofertada aos alunos do curso de engenharia civil, sob a orientação da professora Andrea Sartori Jabur. Entre as atividades já realizadas pelos estudantes no local, estão pesquisas na nascente do Córrego Ouro Fino para auxiliar nas medidas de hidrometria, qualidade da água, estudos hidrológicos e hidráulicos. A parceria, conta a professora, teve inicio com o auxílio do plantio de mudas nativas, no Dia da Árvore em setembro de 2023. “Nesta data, alguns alunos do curso de engenharia civil, com o interesse em manter os estudos da nascente, iniciaram os trabalhos de campo, onde desde então vivenciam o funcionamento de uma bacia hidrográfica, compreendendo como a pressão urbana pode afetar o meio ambiente”, reforça a professora Andrea.
As melhorias do local serão utilizadas para estudos futuros de sistemas de irrigação da água para a horta comunitária, transformando também o local em uma bacia piloto para educação ambiental direcionada as crianças. “O mapa da bacia hidrográfica local e também a elaboração de cartilhas educacionais sobre as nascentes urbanas estão sendo finalizadas”, assinala a professora da UTFPR Apucarana.