Uma televisão que até o ano passado ficava encaixotada no almoxarifado da Agência do Trabalhador de Apucarana hoje qualifica profissionais dentro do Programa Telessalas do Trabalhador. Em uma iniciativa da coordenação, terá início – no dia 5 de setembro – nova turma de capacitação, voltada ao ensino do Português e da Matemática Básica (Módulo II). A primeira turma (Módulo I), ainda em andamento, é do curso de Informática Básica e de Direitos e Deveres do Trabalhador. As inscrições devem ser feitas diretamente na Agência do Trabalhador. As aulas têm duração de 30 dias e acontecem às quintas-feiras, das 14 às 17h30.
O prefeito Beto Preto (PT) destaca que o público-alvo das telessalas são trabalhadores com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, mulheres com mais de 40 anos chefes de família, beneficiários de seguro-desemprego, jovens que buscam o primeiro emprego, autônomos, prestadores de serviços, artesãos e empreendedores individuais e da economia solidária. “E pensar que toda esta estrutura já poderia estar à disposição dos apucaranenses há tempos, mas a coordenação nomeada pelo gestor anterior preferiu deixar todos os equipamentos encaixotados”, lamenta o prefeito. “Felizmente hoje vivemos uma nova e promissora realidade, voltada aos interesses da população”, complementa.
O coordenador da Agência do Trabalhador, Lucas Ortiz Leugi, destaca a grande procura. “A cidade estava carente deste recurso gratuito. São cursos rápidos, mas que ajudam ao candidato ter diferencial na busca por uma vaga no mercado de trabalho”, diz. Cada telessala oferece em média 15 vagas. “Por isto pedimos que os interessados efetivem inscrição o quanto antes”, alerta Leugi.
O programa Telessalas do Trabalhador é desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária(SETS) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em Apucarana, a iniciativa tem o apoio da administração municipal, através da Secretaria da Indústria e Comércio. Em todo Estado são mais de 125 telessalas, onde são ministrados os cursos. As aulas são transmitidas via satélite, ao vivo, com o acompanhamento de um tutor local e os participantes recebem certificado de qualificação pelo Instituto Federal do Paraná.
Serviço – Mais informações sobre as oportunidades oferecidas pela Telessala do Trabalhador em Apucarana podem ser obtidas no endereço localizado à Rua Renê Camargo de Azambuja, 705 – centro. O contato pode ser feito ainda pelos telefones 3423-1376 / 3423-5266.