A equipe de profissionais da Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana inicia nesta semana um trabalho de campo visando levar novas orientações aos produtores rurais sobre o uso correto de agrotóxicos. A medida, segundo explica o secretário Municipal João Carmo da Fonseca, vai atingir todas as propriedades do município, com foco especial às áreas vizinhas as que aderiram ao Programa Terra Forte, que em sua vertente principal incentiva a diversificação da produção agrofamiliar através da fruticultura.

“Começamos a receber notificações de casos de fitotoxidade (requeima) causado pelo herbicida 2.4-d, usado no controle de ervas daninhas nas culturas da soja, milho e trigo. O que estamos procurando é fazer uma ação preventiva no sentido de evitar transtornos maiores ao projeto, reforçando orientações técnicas importantes que infelizmente às vezes são negligenciadas”, assinala Fonseca.

No trabalho de campo, os técnicos da agricultura vão entregar ainda um documento orientativo sobre a ação. “Trata-se de uma conversa de conscientização e alerta para a importância do assunto. Dependendo da topografia da propriedade, da velocidade do vento, do tipo de bico de aplicação, o agrotóxico aplicado inadequadamente pode se expandir a até cinco quilômetros, causando prejuízos a terceiros que podem originar até causas judiciais”, reforça o secretário.

Além da fruticultura, as hortaliças são outras culturas suscetíveis ao uso irracional de agrotóxicos. “Em ambos os casos, a fitotoxidade pode causar perda total, inclusive com necessidade de erradicação da planta de culturas perenes. Vamos orientar ainda, àqueles que ainda não possuem, a formar barreiras vegetais de proteção de suas culturas”, explica João Carmo da Fonseca, secretário Municipal da Agricultura.

Em decorrência do Programa Terra Forte – Projeto de Fruticultura, a partir de maio de 2014 foram plantados, em 115 propriedades rurais de Apucarana, 14 mil mudas de uva, 12 mil mudas de figo (Roxo de Valinhos), 20 mil mudas de maracujá, 2 mil mudas de goiaba, 6 mil mudas de banana, 1,5 mil pés de manga Tommy e 1,5 mil pés de caqui fuyu. A
contrapartida dos produtores familiares que aderem ao programa não é monetária. O retorno do investimento municipal será dado pelos agricultores proporcionalmente em frutas, que por sua vez vão enriquecer o cardápio das crianças e alunos das creches e das escolas municipais, bem como das entidades sociais cadastradas no Conselho Municipal da Assistência Social.

Serviço:
A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Apucarana está à disposição para mais esclarecimentos sobre o uso racional de agrotóxicos. O contato pode ser feito através do telefone 3423-5020.

Publicações Recomendadas