Visando uma aproximação com os novos gestores, o Sistema de Agricultura do Estado do Paraná promoveu nesta sexta-feira (18/11) um encontro com prefeitos eleitos e reeleitos. A reunião, realizada no auditório José Berton da Unespar/Fecea, teve a participação de prefeitos dos 13 municípios que compõem a área administrativa de Apucarana. Além de promover uma integração com técnicos da Emater e da Seab, a iniciativa teve por objetivo apresentar a estrutura do sistema e as principais políticas públicas desenvolvidas no setor.

Dos 13 municípios da área de Apucarana, quatro foram reeleitos na eleição de outubro e nove são novos gestores. Estiveram presentes no encontro prefeitos e vices dos municípios de Apucarana, Arapongas, Califórnia, Cambira, Bom sucesso, Novo Itacolomi, Rio Bom, Marilândia do Sul, Sabáudia e Marumbi.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, falou na abertura das atividades em nome dos demais gestores que conduzirão o próximo mandato (2017/2020). “Nós temos uma grande janela de oportunidades, seja do ponto de vista social, que envolve a fixação das pessoas na zona rural, seja do ponto de vista econômico. Nossa região é eminentemente agrícola e estamos observando uma mudança no perfil do setor”, afirma.

Beto Preto cita como exemplo o Valor Bruto da Produção no Município de Apucarana, que em 2015 foi de R$ 292 milhões. “Desse montante, 44% está relacionado com o frango de corte em Apucarana, o que significa uma grande mudança nestes últimos 15 anos. Está alterando o perfil com o surgimento de diversas janelas de oportunidades de crescimento da renda no município”, avalia.

Beto Preto também lembrou que Apucarana já disponibilizou uma área com cerca de mil metros quadrados, na Avenida Central do Paraná (ao lado do Cisvir), para a construção da sede regional da Emater. “A Emater é uma parceira única, que faz um trabalho de campo maravilhoso. Tenho certeza que os prefeitos que estão chegando também serão sócios na alegria e na tristeza”, disse Beto Preto, fazendo na sequência uma homenagem a Antônio Kenji, ex-gerente regional da Emater, que faleceu no início deste ano.

O diretor-administrativo da Emater no Paraná, Richard Golba, afirma que o encontro representa a essência do trabalho do instituto. “É o que está no DNA da extensão rural, que é a integração e a parceria com a gestão municipal. Não há como fazer extensão de qualidade se não estivermos sintonizados com o plano das prefeituras”, avalia.

Cristovon Ripol, gerente regional da Emater, afirma que o encontro foi realizado agora para não atrapalhar o início das gestões. “Em janeiro, os prefeitos estarão concentrando energias na composição das equipes, análise da situação financeira, empenhos e obras em andamento. Desta forma, estamos nos antecipando na questão agropecuária para que os prefeitos conheçam a nossa estrutura, ajudando a divulgar e a implementar as ações junto aos agricultores”, explica Ripol.