Três alunos da rede municipal de ensino foram homenageados, na manhã de hoje (03/11), pelo Sindicato Rural Patronal de Apucarana. Eles são vencedores de um concurso de desenho e redação, promovido pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar-PR), por meio do Programa Agrinho.

O evento foi realizado no salão nobre da prefeitura e contou com a presença da secretária de educação Professora Marli Fernandes, do secretário de governo Pastor Othoniel Gonçalves, do superintendente de relações com a comunidade Laércio de Moraes, do presidente do Sindicato Rural Patronal Mirinho Moisés e do gerente regional da Emater Geraldo Maroneze.

A redação do aluno Hícaro Fernando da Silva, do 2º ano, da Escola Augusto Weyand, foi eleita como o melhor texto em nível estadual inscrito no Programa Agrinho. Já o desenho de Samuel de Paula Azevedo e Silva, do 1º ano, da Escola Padre Antonio Vieira, e a redação da aluna Jéssica Aparecida da Silva, do 5º ano, da Escola José Brazil Carmargo ficaram em primeiro lugar na Regional de Londrina.

Recentemente os estudantes já foram a Curitiba receber suas premiações. “Mas o Sindicato Rural faz questão de também enaltecer a importante conquista dos alunos apucaranenses. Cerca de 6.500 crianças de todo o estado inscreveram seus trabalhos no Agrinho e a nossa cidade conquistou três destaques,” explicou Mirinho Moisés.

O Sindicato Rural Patronal presenteou as crianças com livrinhos de literatura infantil, enquanto que a Autarquia Municipal de Educação os contemplou com kits compostos de alfabetos pedagógicos e outros itens educativos.

Esse ano, o tema desenvolvido pelo Programa Agrinho foi: as coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo. “Mais importante que os prêmios são os conhecimentos adquiridos pelas crianças. Por meio do Programa Agrinho, elas conseguem vislumbrar a trajetória que os alimentos fazem desde a plantação até a nossa mesa e aprendem a valorizar as atividades do campo,” afirmou professora Marli.

Devido a um compromisso fora da cidade, o prefeito Beto Preto não pode estar presente na homenagem. Entretanto, ele enviou suas felicitações aos alunos por meio do secretário municipal de governo, Pastor Othoniel Gonçalves. “Só tenho a agradecer pelo empenho das diretoras, das professoras e, sobretudo, dos alunos que produziram bons trabalhos”, disse.

Botões de rosa também foram distribuídos às diretoras Telma Cielsiski, Miriam Montanholi e Lucinete Bertasso; e às professoras Ângela Torresan, Gracilene Moreno e Carine Severiano, como forma de agradecimento pelos seus esforços na orientação dos alunos.