Pela primeira vez desde a sua criação, em 1999, o Conselho Municipal do Idoso terá na presidência um representante do Poder Público. Trata-se da professora Lourdes Spaciari, servidora da Autarquia Municipal de Educação (AME), que assumiu o cargo nesta sexta-feira (17/04). O ato, realizado no gabinete do prefeito Beto Preto, contou ainda com a presença de Domingos Farinha, que deixou o cargo mas continuará colaborando como membro suplente do conselho.

O prefeito de Apucarana destacou o trabalho desenvolvido por Farinha, salientando seu dinamismo. “Ele é muito participativo, mantendo uma velocidade de vida que nos toca, que nos marca”, assinalou Beto Preto, solicitando que a nova diretoria não prescinda dos seus serviços. “O conselho não pode abrir mão da experiência e da disposição que o seu Domingos Farinha sempre demonstrou”, reforça.

Beto Preto deu as boas vindas à nova diretoria, conclamando os membros do conselho e secretários municipais para alcançarem, em conjunto, mais conquistas. “Precisamos avançar, no campo dos direitos, na saúde, no esporte, na assistência social”, disse, citando o Projeto de Inclusão Digital da Terceira Idade, que está sendo oferecido gratuitamente pelo Município. “Iniciamos com uma turma de 150 vagas. Por que não ampliarmos para sete turmas, atingindo 1.050 idosos?”, sugeriu. Beto Preto também defende a criação de novas opções em outros setores. “Precisamos criar as condições para dias mais profícuos de convivência, alegria, mobilidade, saúde e até no esporte, com práticas para exercitar a mente dos idosos”, exemplifica.

Domingos Farinha fez um rápido balanço da sua gestão, destacando valores da ordem de R$ 153 mil que estão na conta do Fundo Municipal do Idoso. Os recursos foram repassados pelo Banco Itaú, destinados através do Imposto de Renda, para melhorias no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Avenida Aviação.

Farinha também agradeceu todo o apoio e a receptividade da atual administração. “Fiquei, sinceramente, surpreso com o acolhimento. O meu ideal sempre foi a terceira idade, independentemente de cor partidária. A terceira idade estava abandonada em Apucarana e recebemos todo o apoio da atual administração”, manifestou Farinha.

A professora Lourdes Spaciari disse que, além de eventos como a Semana do Idoso e conferências que já fazem parte do calendário, buscará implementar novidades. “Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para promover melhorias, colocando em prática os ideais da terceira idade com colaboração de todos”, frisa.

A secretária municipal de Assistência Social, Márcia Regina Sousa, esclarece que essa será a primeira vez que um representante do Poder Público assumirá a presidência do conselho porque somente pessoas com mais de 65 anos podem exercer a função. “Ao longo dos anos nunca tivemos um membro dentro do conselho que reunisse essa condição”, pontua Márcia, informando ainda que foram eleitos para ocupar a vice-presidência Maria Mendonça, a 1ª secretaria Eulina Vicentini e para a 2ª secretaria Maria Antônia Macedo.

Publicações Recomendadas