Prestes a completar dois anos de implantação, o serviço gratuito de coleta de pneus inservíveis já recolheu mais de 100 mil unidades. O sistema de logística reversa funciona, no IBC da Vila Nova, através de uma parceria entre o Município e a empresa Reciclanip, localizada na região metropolitana de Curitiba.
Nesta segunda-feira (05/04), o prefeito Junior da Femac acompanhou o carregamento de mais um caminhão, ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira. “Somente nos últimos 45 dias foram encaminhadas cinco cargas que somam cerca de 10 mil pneus, colocando em prática a logística reversa e fazendo a correta destinação”, frisa Junior da Femac.
O prefeito lembra que o convênio com a Reciclanip foi firmado em meados de 2019, quando o ecoponto que existia no Parque Industrial Norte deixou de operar. “Na época, os pequenos espaços que as borracharias e auto centers possuíam para armanezar provisoriamente os pneus logo ficaram lotados. Diante desta situação, o Município interveio e firmou o convênio garantindo novamente um ponto de coleta dos pneus inservíveis. Isso foi feito com uma grande vantagem para o setor: o serviço que antes era cobrado passou a ser ofertado gratuitamente”, ressalta Junior da Femac.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, a Prefeitura disponibiliza o depósito coberto para acondicionamento dos pneus e periodicamente a Reciclanip envia um caminhão para transportar os pneus até a base da empresa. “Os proprietários de borracharias e auto centers podem levar os pneus até o local de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas”, reitera Gentil Pereira, acrescentando que após a implantação do serviço Apucarana não registrou mais casos de descarte irregular.
O secretário afirma que a Reciclanip é responsável por fazer a coleta e destinação de pneus inservíveis, colocando em prática a logística reversa. Após serem levados até a base da empresa, em Curitiba, os pneus são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, transformados em tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas, além de serem adicionados à massa asfáltica dando origem ao chamado asfalto-borracha.