Nos próximos dias a Guetter Construtora, vencedora da licitação, inicia as obras de urbanização e revitalização no terreno de 3 mil metros quadrados, doado pela antiga “Casa de Portugal” ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A intervenção também visa à preservação da área de nascente do Rio Pirapó.
A área situada na Rua Clotário Portugal, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), irá abrigar pista de caminhada, playground, academia ao ar livre, bancos, gramado, arborização especial e um pórtico, além de um memorial em homenagem aos pioneiros portugueses. Pelo convênio, a prefeitura irá providenciar, a partir da próxima semana, a roçagem, limpeza e terraplanagem dos dois terrenos. Os serviços têm autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a anuência do Ministério Público.
A solenidade que consolidou o convênio com o município e, ao mesmo tempo, liberou a ordem de serviço para a empreiteira iniciar a obra, foi realizada na manhã de hoje (3), na sede do Senac, junto ao Parque Jaboti. Participaram do ato o vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana; o prefeito de Apucarana, Junior da Femac; o empresário Luiz Fernando Mamede Mendes (presidente da comissão de acompanhamento das obras); O diretor financeiro da Fecomércio, Edmundo Knaut; e Tiago Amaral, diretor da Guetter Construtora.
No mesmo evento, o Senac também firmou compromisso para realizar melhorias e instalar novos equipamentos junto ao Parque dos 70 Anos. A área de 5 mil metros quadrados , irá ganhar estacionamento, bicicletário, playground e outros equipamentos. O investimento nas duas obras será de R$ 1.033.000,00 (um milhão e trinta e três mil reais).
APUCARANA GANHA – Ao discursar, o prefeito Junior da Femac destacou o momento histórico para Apucarana. “Quase perdemos essa nova unidade do Senac que há alguns anos não pôde ser edificada na área doada pela Casa de Portugal, devido à questão da preservação da nascente do Rio Pirapó”, lembrou Junior. Ele acrescentou que agora ao terreno da Rua Clotário Portugal irá se tornar um belo espaço de convivência comunitária, com investimentos da Fecomércio.
Conforme argumentou Junior da Femac, a partir da gestão Beto Preto Apucarana deixou de perder recursos e obras. “Para nós é uma honra receber este importante investimento da Fecomércio e, simultaneamente, ganhar um memorial em homenagem aos pioneiros portugueses”, enalteceu o prefeito.
Ainda no evento, Junior da Femac anunciou sua intenção de agregar ao patrimônio do Município os demais terrenos situados junto à nascente do Rio Pirapó, nas ruas Clotário Portugal e Munhoz da Rocha. “No futuro, a prefeitura poderá ampliar o projeto iniciado pelo Senac, contribuindo para a preservação da nascente”, explicou.
O vice-governador Darci Piana manifestou sua satisfação de vir a Apucarana e consolidar este projeto, viabilizado com a doação de área da antiga Casa de Portugal. “Faremos agora o que já deveria ter sido nesta área, junto a nascente do Rio Pirapó, há mais de dez anos. O Senac fará o investimento e o Sesc irá administrar o espaço e as atividades pertinentes”, comentou Piana.
O dirigente da Fecomércio assinalou ainda que a instituição irá levantar no terreno recebido em doação, um pórtico e um memorial em homenagem aos pioneiros comerciantes portugueses de Apucarana. Piana fez questão de destacar a luta e a cobrança dos empresários Luiz Fernando Mamede Mendes e Osnei Simões em favor do projeto de revitalização e preservação desta área.
Também prestigiaram o evento o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços Apucarana (acia), Jayme Leonel; a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aida Assunção; a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale), Elisabete Ardigo; o empresário Paulo Pennacchi, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Paraná; e o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Lauro Kuchipil.