A Câmara Técnica da Meliponicultura do Estado do Paraná, em parceria com a Associação Apucarana de Meliponicultura (Aamelipo) e a Secretaria Municipal de Agricultura, promove nesta sexta-feira (25/11) o 10º Seminário Paranaense de Meliponicultura. O evento vai acontecer no período das 8 às 18 horas, na Unespar/Fecea, e contará com palestras e oficinas.

De acordo com Maurício Gregório, presidente da Aamelipo, o seminário é mais uma etapa no processo de incentivo ao cultivo da abelha sem ferrão no Município. “Tudo começou em 2013 com a fundação da Aamelipo e com a parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Agricultura, através do então secretário João Carmo Fonseca. Realizamos vários cursos de formação, que já está na sétima edição, e implantamos em 2015 o Programa Municipal de Meliponicultura”, relata Gregório.

O tema do seminário – Abelha sem ferrão: natureza e geração de renda – será abordado em palestra proferida por Vagner Arnaut, chefe do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O seminário contará ainda com a palestra “Abelha sem ferrão: diversidade e identificação”, a cargo de Favízia Freitas de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, e com a webconferência “A natureza pede socorro”, transmitida por Paulo Nogueira Neto, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conana). Haverá ainda feira de meliponicultura e oficinas sobre abelha jataí e resgate das abelhas sem ferrão.

Gregório ressalta que a atividade é uma alternativa altamente rentável, aliada à preservação do meio ambiente. “A iniciativa vem ao encontro do Programa Pró-rural, do Governo do Estado, que é desenvolver empreendimentos rurais ligados à fruticultura, olericultura e turismo rural”, afirma, acrescentando que a polinização promovida pelas abelhas melhora a produtividade das culturas.

Durante o evento também será feito o anúncio da implantação da Casa do Mel, um espaço coletivo destinado ao processamento do produto. O seminário conta ainda com o apoio da Emater, Cáritas Brasileira, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem, Faep, Seab, Colmeia Projetos Sociais, UEL, UEM, UFPR, UTFPR Campo Murão, Autarquia Municipal de Educação e Amamel.