O Ministério Público do Estado do Paraná promoveu nesta sexta-feira (27/11) o Seminário Direito Humano à Alimentação Adequada, Soberania e Segurança Alimentar. Realizado em Curitiba, o evento foi transmitido em tempo real, via webcast, e assistido num telão instalado no polo Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Em Apucarana, o público foi composto basicamente por membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN), que é presidido pelo secretário municipal de Agricultura, João Carmo da Fonseca. De acordo com ele, o seminário tem o objetivo de capacitar promotores e servidores, visando integrar os municípios paranaenses ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O evento busca instrumentalizar os integrantes do Ministério Público para intervir junto aos gestores municipais, promovendo a adesão dos municípios ao SISAN.
A abertura solene do seminário – que ocorreu em Curitiba e foi transmitido em tempo real no polo da UAB – contou com a presença de Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. Na sequência, ocorreu o debate sobre os Desafios para a Implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, conduzido por Arnoldo de Campos, secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Encerrando o seminário, foi abordado o tema Aspectos Gerais da Política de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.