Uma programação de reforço à capacitação de profissionais de saúde e intensificação do trabalho de orientação desenvolvido na Escola da Gestante marca em Apucarana a Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 1 a 7 de agosto. Promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a mobilização envolve 170 países com o objetivo estimular a amamentação, melhor fonte de nutrição infantil, e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo.
Segundo a coordenadora da Escola da Gestante Maria Aparecida Moreira Neves as cerca de 900 mulheres atendidas mensalmente no local são incentivadas através de palestras a amamentar seus filhos. “A orientação é feita quase que diariamente, de manhã e a tarde, aos grupos de gestantes enquanto aguardam pelas consultas e ultrasom. Fazemos um trabalho de conscientização dos benefícios da amamentação para a criança e a mãe. Mostramos, sobretudo, que o aleitamento é tão importante quanto fazer um pré-natal bem feito para garantir uma vida saudável ao bebê”, enfatiza Maria Aparecida.
O incentivo ao aleitamento materno também é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em 2015, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) promoveu a capacitação dos agentes comunitários de saúde, profissionais responsáveis pelas visitas domiciliares, nas quais incluem o atendimento às mulheres durante a gravidez e no período pós-parto.
Os agentes comunitários de saúde são orientados a repassar para as mães os benefícios da amamentação para seus filhos, como redução da mortalidade infantil e diminuição do índice de internação por diarréia e infecção respiratória, entre outros. “As mulheres também ganham com este gesto ao se prevenirem, por exemplo, da anemia e depressão pós-parto. Também se protegem contra câncer de mama e de ovário”, afirma Maria Aparecida.
Já nesta semana, durante a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno, profissionais da saúde da 16ª Regional de Saúde, incluindo enfermeiros das UBSs de Apucarana, estão passando por capacitação promovida pelo Hospital da Providência Materno Infantil. Realizado auditório da sede da Unimed, o curso de 20 horas segue até sexta-feira, abordando 15 módulos diferentes com palestras de médicos, enfermeiros e nutricionistas. O objetivo é apresentar os principais desafios do período da amamentação capacitando os profissionais para auxiliar a mulher e bebê nesse momento.
“Como o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno neste ano é ‘Trabalhar Junto para o Bem Comum’, é preciso unir forçar para apoiar a amamentação. O índice de mães que amamentam até os 6 meses do filho poderia ser maior. Infelizmente, muitas param de amamentar antes de completar esse período. Essa é uma tendência nacional que vivenciamos também aqui na Escola da Gestante”, informa Maria Aparecida.
Segundo a coordenadora da Casa da Gestante, entre os fatores responsáveis por esse quadro estão o retorno ao trabalho e o mito de que o leite materno é fraco. “Não existe leite fraco. O leite dos primeiros dias após o parto é o colostro que protege o bebê contra muitas doenças. O leite materno é de fácil digestão, por isso, algumas crianças querem mamar mais vezes. O leite do início da mamada defende o bebê contra infecções e mata a sede. Já o leite do final da mamada engorda o bebê”, orienta Maria Aparecida que também é enfermeira obstetra.