Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde, promoveu hoje, a “Capacitação sobre monitoramento das estratégias de vacinação contra poliomielite e sarampo”. A qualificação teve a participação de 65 profissionais de saúde, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, atuantes na atenção primária na rede municipal de saúde.
Entre os temas da capacitação, realizada no salão nobre da prefeitura, foi abordado o monitoramento das estratégias de vacinação que será realizado em todas as unidades básicas de saúde durante o mês de julho. “O objetivo do monitoramento é melhorar as coberturas vacinais, bem como avaliar as estratégias de vacinação contra a poliomielite e sarampo”, explica a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Giordana Maronezzi.
A capacitação teve a participação da Autarquia Municipal de Educação com a finalidade de informar sobre a busca ativa de crianças faltosas à vacinação. “Foram estabelecidas estratégias, em parceria da educação e saúde, para alcançar essas crianças”, informa Giordana.
Conforme observa a coordenadora Giordana, atualmente o Brasil encontra-se em fase de transição vacinal de poliomielite, sendo classificado como país com alto risco para reintrodução do vírus da doença (poliovírus selvagem). “Em relação ao sarampo, em janeiro deste ano, foi registrado um caso importado da doença no Brasil. No momento o país encontra-se como ‘pendente de reverificação’”, acrescenta Giordana.