Campanhas de intensificação na prevenção de doenças, como de câncer de colo do útero e mama, além das voltadas a alcançar índices aceitáveis de vacinação têm sido um marco na gestão do prefeito Beto Preto.
Nesta semana, por iniciativa do prefeito, foi promovida uma reunião técnica com enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), mobilizando mais de 200 pessoas no Cine Teatro Fênix. O foco principal foi o “Dia de Intensificação da Coleta do Exame Preventivo”, que acontece neste sábado (4), no prédio da Autarquia municipal de saúde.
O objetivo da reunião técnica, convocada pelo prefeito, foi justamente definir estratégias de busca ativa da população para realização de exame preventivo do câncer do colo do útero, mamografia, e também para a vacinação, em especial entre recém-nascidos e crianças.
A postura persistente do prefeito e médico Beto Preto em criar alternativas de atendimentos à população com foco especial na prevenção de doenças é avaliada positivamente pelos profissionais da rede pública de saúde do município.
“O prefeito Beto Preto está no caminho certo ao estimular a população a realizar exames preventivos. A aprovação desta conduta foi constatada através de sua reeleição. Tem gestão que atrapalha nosso trabalho como profissional de saúde, já a Dr. Beto, ao contrário disso só ajuda”, observa o médico Luiz Vilela, que atende na UBS Valdecir de Paula, no Jardim das Flores.
A agente comunitária de saúde, Maria Rosa da Silva, define como extremamente importante a promoção de iniciativas que despertam a atenção da população para buscar atendimento de prevenção a doenças. “Dá gosto trabalhar quando uma pessoa vem buscar um exame e tenho como oferecer datas que vão de encontro a sua disponibilidade de tempo. Fiquei contente quando foi liberada a mamografia e pude marcar o exame no dia que ficava bom para cada paciente”, avalia Maria Rosa.
Para a enfermeira Rosangela Aparecida de Souza, Apucarana vive uns de seus melhores momentos na prevenção em saúde. “Estamos trabalhando com louvor a palavra ‘prevenção’, com ações impactantes na redução dos índices de doenças como o câncer de colo do útero, câncer de mama, entre outras”, exemplifica Rosangela.
A enfermeira avalia como extremamente válidas reuniões como a que o prefeito realiza com os profissionais de saúde, para cobrar resultados e ampliar o atendimento da população. “A orientação dele nos impulsiona, para sermos mais persistentes em relação à prevenção e trazer o paciente para cuidar da saúde por meio da busca ativa”, afirma Rosangela.
 

Publicações Recomendadas