Sensibilizar e levar ao conhecimento da comunidade as alternativas de cuidado na área da saúde mental, o Departamento de Saúde Mental da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) realizou, ao longo da última semana, reuniões com representantes de várias escolas da rede estadual, no Núcleo Regional de Educação, e do Ceebeja. A ação foi desenvolvida dentro da programação municipal comemorativa ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio.
“Os cuidados com a pessoa com transtorno mental não consiste apenas em internação, a exclusão, como acontecia há algum tempo”, observa coordenadora de saúde mental da Autarquia Municipal de Saúde, Lilian Ferreira Domingues.   Hoje, acrescenta Lilian, a rede pública de saúde oferece cuidado integral ao usuário, através do Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil de Apucarana (CAPS ij), Centro de Atendimento Psicossocial de Apucarana Álcool e Drogas (CAPS AD) e CAPS Regional de Cambira.
Um dos tópicos abordados durante os encontros desta semana com representantes de estabelecimento de ensino está a Reforma Psiquiátrica em vigor no país a partir da lei 10216, de 2001. Essa reforma estabelece os direitos e deveres da pessoa com transtorno mental, com ênfase a uma nova forma de tratamento em que é mais trabalhada a inserção, com suporte social e familiar.
“Dessa maneira conseguimos uma maior efetividade no tratamento, com a melhora da saúde sem internação, sem exclusão e menor dano na qualidade de vida do usuário” afirma Lilian Domingues.
 
 

Publicações Recomendadas