A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) amplia mais uma vez os grupos de cobertura da vacina contra a gripe. A partir de amanhã (28), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Apucarana passam a disponibilizar a imunização para crianças de 9 a 13 anos 11 meses e 29 dias, e adultos a partir dos 55 anos.
No final de junho, rede pública municipal já tinha ampliado a oferta da vacina para crianças entre 5 e 8 anos, além de bombeiros e garis. Recente orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) deixou a critério das autoridades de saúde de cada município definir os novos grupos beneficiados.
O período oficial da Campanha Vacinação Contra Gripe 2017 aconteceu entre o dia 17 de abril e 26 de maio. A imunização aos grupos prioritários foi prorrogada até 9 de junho e, vencido este prazo, a SESA recomendou estender a vacina para cobradores e motoristas de ônibus de transporte público; cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e população em situação de rua.
No dia 13 de junho, a SESA ampliou ainda mais os grupos que podem receber a imunização gratuitamente. São eles: catadores de lixo reciclável; veterinários, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogo, farmacêuticos e outros profissionais de saúde; motoristas responsáveis pelo transporte escolar; profissionais de estabelecimentos de ensino público e privado, como orientadoras educacionais, merendeiras, pedagogos e porteiros.
Todas as pessoas que se enquadrarem nos grupos prioritários da campanha nacional (crianças entre 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas e professores em atividade), bem como os adicionados posteriormente continuam tendo o direito a vacina.
Para efeito de balanço da cobertura da vacinação deste ano, no entanto, a Autarquia Municipal de Saúde computa apenas os índices do público alvo definido no início da campanha. Até ontem, Apucarana havia atingido 90,53 da meta de vacinar 37.492 pessoas. Portando dentro da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (90%).
O índice entre crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias está em 77,88%; gestantes, 72,28%; idosos, 97,88%; puérperas, 92,70%; e trabalhadores da saúde, 93,85%. A vacina contra a gripe está disponível, entre 8 e 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina