Quatorze médicos, dois dentistas, um atendente de farmácia, um atendente de consultório dentário e cinco guardas de endemias. A lista de 23 profissionais faz parte do edital de convocação de aprovados em concursos, que está sendo publicado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) na edição desta quarta-feira (30), no diário oficial do município, o jornal Tribuna do Norte.
É a terceira grande convocação AMS dentro de um prazo de apenas seis meses, referentes a concursos de 2014 e 2017. Os 14 médicos e 2 dentistas formam a lista dos aprovados no último concurso da AMS, realizado em setembro do ano passado, enquanto os demais ainda são do concurso de 2014.
Todos os convocados devem se apresentar até o dia 7 de junho no Departamento de Recursos Humanos da AMS e a previsão de assumir o cargo na rede pública de saúde é para o início de julho.
O investimento da prefeitura no quadro de servidores da saúde, no entanto, terá continuidade brevemente com o lançamento de novo concurso no qual será oferecido em torno de 15 vagas para cargos de veterinário, agente comunitário de saúde, assistente administrativo, farmacêutico, contador, guarda de endemias, operador de comunicação (telefonista e rádio operador), motorista e assistente social.
A atual convocação de 14 médicos só se tornou possível graças à nova lei sancionada neste mês pelo prefeito Beto Preto que ampliou o número de vagas, de 20 para 40, destinadas ao cargo de médico da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). O projeto de lei do executivo aprovado na Câmara Municipal altera a lei 068, de agosto de 1997, que trata do Sistema de Cargos e Carreiras dos Servidores da AMS.
 
DEMANDA EM ALTA – “A demanda crescente dos usuários exigia mais profissionais e estamos atendendo essa necessidade manifestada também em reuniões com os conselhos locais de saúde”, afirma o prefeito Beto Preto.
O mesmo concurso de setembro de 2017 já permitiu o ingresso de 13 médicos, 13 técnicos de enfermagem, 5 enfermeiros e 2 dentistas no quadro de servidores da Autarquia Municipal de Saúde.
O reforço na equipe de profissionais da AMS, no entanto, vem acontecendo com mais intensidade desde o final de 2017. No dia primeiro de dezembro, o prefeito Beto Preto deu posse a 13 aprovados em concurso público de 2014. Cinco ocuparam o cargo de atendente de consultório dentário, um para atendente de farmácia, seis guardas de endemias e um nutricionista.
Além do reforço no quadro de profissionais, o prefeito Beto Preto acaba de anunciar, um grande investimento na estrutura física das unidades básicas de saúde e unidades de apoio saúde. Com recursos próprios do município em breve terão início o cronograma de reformas e ampliações em 34 prédios que prestam atendimento de atenção básica da saúde.
 

Publicações Recomendadas