Pneus deixados em terrenos baldios ou mesmo em borracharias são locais propícios para acúmulo de água e, por conseguinte, para a criação e desenvolvimento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chicungunha e zika vírus. Em Apucarana, a Autarquia Municipal de Saúde registra o recolhimento médio de duas mil peças de pneus por mês. Os agentes de endemias, que visitam diariamente estabelecimentos comerciais e residências, orientam os proprietários de imóveis sobre a destinação correta deste produto inservível. Credenciada pela 16ª Regional de Saúde, a empresa Pneus Apucarana, localizada no Parque Industrial Norte, é a responsável pelo recolhimento do material e encaminhamento a Curitiba para a destinação final.

As visitas diárias dos agentes de endemias nos cinco estratos da cidade têm permitido eliminar focos do Aedes aegypti, contribuindo para que o Município de Apucarana não apresente risco a epidemia de dengue, zika vírus e febre chicungunha. Entretanto, os agentes têm encontrado diariamente, em média, 50 pneus usados descartados em terrenos baldios. “Com as chuvas esporádicas e a alta temperatura, há acúmulo de água nas peças descartadas irregularmente e, por conseguinte, o risco do desenvolvimento do mosquito”, alerta Roberto Kaneta, diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana.

De acordo com o diretor-presidente, é fundamental o descarte correto dos pneus e assim evitar um risco à saúde da população. “Há uma preocupação do prefeito Beto Preto com a qualidade de vida dos apucaranenses, daí o empenho dos agentes de endemias em eliminar pontos onde possa ocorrer a disseminação do transmissor e a destinação correta de pneus é um dos objetivos”, explica Kaneta. Ele salienta que a empresa Pneus Apucarana recebe, todas as sextas-feiras, uma grande quantidade de pneus sem condições de reaproveitamento e em seguida encaminha para Curitiba.

O gerente financeiro da empresa, Luiz Carlos Santos, relata que todos os municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde fazem a entrega dos pneus inservíveis. “Somente Apucarana faz o descarte médio de duas mil unidades por mês para envio a Curitiba, onde acontece a destinação final”, lembra ele.