Uma ação da atenção básica tem prestado atendimento a trabalhadores de diversas empresas de Apucarana, além de universidades, Exército e Corpo de Bombeiros. Trata-se do Programa Saúde do Trabalhador, instituído pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), com atuação nos locais de trabalho, com palestras, testes rápidos e aplicação de vacinas contra tétano e hepatite. No decorrer de 2016, mais de mil pessoas receberam atenção das unidades básicas de saúde e da Vigilância Epidemiológica. O planejamento para 2017 é ampliar as ações, levando os serviços para maior número de empresas de Apucarana.
O diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta, explica que o Programa Saúde do Trabalhador surgiu a partir da realização de atividades próprias de empresas, notadamente quando de ações relacionadas a prevenção de acidentes. “Os primeiros convites eram para palestras orientativas ao combate a dengue, mas os profissionais de saúde foram além, oferecendo testes de HIV, Hepatite B e C e de glicemia, além de vacinação contra o tétano e hepatite”, diz Kaneta. Hoje, complementa o diretor-presidente, as ações alcançaram uma dimensão além das previsões iniciais, exigindo um plano de ação para 2017 envolvendo um maior número de unidades de saúde e de profissionais para atender à demanda.
O coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Luciano Pereira da Silva, esteve na quinta-feira (10/11) participando de uma ação na Indústria de Baterias Ranger, no Parque Industrial Norte, com a participação de técnicos das UBSs Takaiti Myadi e Orestes Marquito. “Nesta ação, foram realizados testes rápidos e vacinação contra hepatite e tétano, atendendo todos os funcionários da empresa”, relata Pereira. Ele lembra que ao longo do ano houve atendimento no 30° Batalhão de Infantaria, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal Tecnológica e em outras oito empresas de Apucarana, com a participação de profissionais de várias unidades de saúde e da Vigilância Epidemiológica.