O início da segunda etapa do projeto de duplicação do contorno sul de Apucarana, foi pauta de reunião hoje (terça-feira – 26/02) entre o prefeito Junior da Femac e engenheiros da Concessionária CCR Rodonorte. A primeira etapa da duplicação no sentido Maringá-Curitiba, partindo do acesso ao 10º BPM até a interseção com a Rua Cristiano Kussmaul (estrada para Rio Bom), está bastante adiantada, neste trecho de 3,5 quilômetros.
Prevista no contrato de concessão, a previsão dos técnicos é de que as obras de duplicação do contorno sul de Apucarana sejam concluídas em 2021. O investimento previsto é de aproximadamente R$70 milhões.
Nas próximas semanas, a Rodonorte inicia a segunda etapa, que compreende o trecho de 7,5 quilômetros que vai da Cristiano kussmaul até o novo viaduto, na região do Parque Industrial Sul. “Para viabilizar a obra, serão feitas 33 desapropriações pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sendo que 6 delas são de áreas do município. Por isso a necessidade de agilizar estes trâmites para dar encaminhamento às obras”, explica Junior da Femac.
O prefeito lembra que em toda a duplicação do contorno sul estão previstas duas obras de arte. “São os viadutos nos acessos à estrada do Rio Bom, à subestação da Copel, incluindo as vias marginais”, informa.
O engenheiro Luiz Carlos Fernandes – que esteve acompanhado dos engenheiros Pedro Afonso e Melissa Maronezi – revelou que os dois trechos de duplicação do contorno sul de Apucarana são obras distintas e que serão executadas simultaneamente. Segundo ele, a preocupação no momento é encaminhar a liberação das áreas de desapropriações. Ele avalia que a duplicação do contorno sul é muito aguardada não só pelos apucaranenses, mas por todos os usuários da rodovia que, na prática, liga Curitiba a toda a região de Maringá.
“O nosso Contorno Sul também está localizado em uma área estratégica de expansão da cidade, que já vive um crescimento industrial e residencial”, pontua o prefeito Junior da Femac. De acordo com ele, além dos loteamentos industriais, novo cemitério municipal, operacionalização do aterro sanitário, já existem na prefeitura solicitações para liberação de novos loteamentos residenciais para a região.
“Em poucos anos teremos milhares de pessoas precisando transpor o contorno diariamente, e isso gera uma preocupação para o futuro. Se hoje já há um grande fluxo de veículos, ao avaliarmos essa expansão em longo prazo, precisamos ter muito zelo na duplicação para que ela seja executada de forma a atender as necessidades da cidade para os próximos anos”, argumenta Júnior.
Obras do acesso ao Jardim Curitiba dependem de autorização do DER
A Prefeitura de Apucarana foi informada nesta terça-feira (26/02) que a concessionária Rodonorte aguarda apenas a autorização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para dar início às obras do acesso ao Jardim Curitiba, nas imediação do quartel do 30º BIMec.
De acordo com o engenheiro Luiz Carlos Fernandes a execução da pista marginal, com traçado de 650 metros lineares é de fácil execução. O problema maior, avalia ele, é a necessidade de remoção de três postes de alta tensão e de uma adutora da Sanepar.
“Já conversamos pessoalmente com o coronel João Alfredo Zampieri, sobre a importância deste acesso, evitando que esta e outras comunidades da região fiquem prejudicadas com a duplicação da BR-376, no trecho entre Apucarana e o Distrito de Vila Reis”, ponderou Junior da Femac.