Apucarana buscará neste ano o 20º título consecutivo do Dia do Desafio. Visando alcançar o objetivo, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) promoveram nesta sexta-feira (06/05) uma reunião de mobilização, no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU). O Dia do Desafio vai ocorrer em 31 de maio e a cidade que vai disputar contra Apucarana ainda será definida por sorteio.
O encontro reuniu representantes de instituições de ensino, empresas, entidades, organizações militares e secretarias municipais. De acordo com Maria Agar, Secretaria da Promatur, um dos principais objetivos da iniciativa é combater o sedentarismo. “De acordo com o IBGE, a gente tem uma expectativa de vida de 75,2 anos e estamos diante de um cenário que, pela primeira vez na história, a gente tende a ter uma geração que viva menos do que a nossa”, alerta.
O Dia do Desafio é um evento anual que acontece de forma simultânea em diversos países toda última quarta-feira do mês de maio, onde cidades do mesmo porte populacional protagonizam uma disputa saudável, sendo considerada a vencedora aquela que aquela que mobiliza mais pessoas na prática de uma atividade física durante pelo menos 15 minutos consecutivos. Apucarana já disputou contra cidades brasileiras e também de Cuba, Panamá, Colômbia, Venezuela, México e Chile. No ano passado, a vitória veio sobre Fresnillo (México).
Orisvaldo César, coordenador municipal do Dia do Desafio, informou que no dia do evento, fotos das atividades deverão ser enviadas através do whatsapp (99973 8383) e, posteriormente serão postadas no site sescsp.org/br/diadodesafio/Apucarana.
Quem fizer os 15 minutos de atividade física no dia 31, poderá também ligar para os números 3423 2944 ou 3308 2500.
Orisvaldo César também fez um balanço da edição de 2016, destacando a invencibilidade de Apucarana. “Somos um dos poucos municípios brasileiros que está há 19 anos sem perder e todos os anos costumamos desenvolver campanhas de solidariedade. A arrecadação do leite é uma delas e no ano passado conseguimos 6 mil litros, que foram distribuídos a dezenas de entidades”, informa, lembrando que neste ano o leite arrecadado ficará novamente na Praça Rui Barbosa, sendo recolhido no final do desafio pelas entidades beneficiadas.
Além de driblar a inatividade, o Dia do Desafio é uma oportunidade de cultivar o espírito solidário. “A gente tem que criar o hábito de doar, por isso queremos estabelecer uma meta mais ousada neste ano, estipulando arrecadar 10 mil litros de leite. A gente vê que todo esforço vale a pena, especialmente quando pensamos no frio do inverno, e que os velhinhos do asilo estão tomando o leite quentinho que foi arrecadado durante o Dia do Desafio”, exemplifica.