Com a oferta de 32 vagas, a seleção pública para os programas de Residências Multiprofissional, Profissional e Médica da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana recebeu 280 inscrições. A prova objetiva vai acontecer neste domingo (2), no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na Praça Rui Barbosa.
Os candidatos de Apucarana, de outras cidades do Paraná e de mais 7 estados, como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Goiás, vão concorrer a 32 vagas em 9 áreas profissionais. O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família recebeu 132 inscritos e oferece 18 vagas distribuídas igualmente entre os cursos de Enfermagem (20 candidatos), Educação Física (14 candidatos), Fisioterapia (22 candidatos), Nutrição (39 candidatos), Odontologia (10) e Psicologia (27).
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, por sua vez, somou 33 inscritos e disponibiliza 6 vagas, sendo duas para o curso de Enfermagem (8 candidatos), duas para Psicologia (19 candidatos) e duas para Serviço Social (6 candidatos). Já a programa em Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha, tem 17 candidatos para 3 vagas para o curso de Enfermagem.
A maior concorrência, no entanto, ficou dentro do Programa de Residência Médica, na especialidade em dermatologia, que somou 96 candidatos para duas vagas. Já na Residência de Medicina de Família e Comunidade registrou dois candidatos para três vagas.
Conforme o calendário da Seleção Pública, a divulgação do gabarito será no dia 3 de dezembro, Os residentes aprovados iniciarão seus programas em março e terão direito a uma bolsa/remuneração mensal de R$ 3.330,43, paga pelo Ministério da Saúde.
A relação dos candidatos por programa e área profissional pode ser conferida no site www.apucarana.pr.gov.br/residencias.