Depois do show da banda Estância Divina -, que animou no sábado o público na abertura do espaço cultural -, aconteceu na tarde deste domingo (2) uma apresentação das religiões afro-brasileiras. O evento é paralelo ao 10º Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável.
O grupo liderado pelo professor Dorival Simões, presidente do Cebras (Conselho Mediúnico do Brasil), mostrou a cultura e folclore do Candomblé. “Os africanos oram com Deus e os Orixás através da dança”, explicou o professor Simões que, durante o congresso, irá ministrar palestra com o tema “Lugares Sagrados, Peregrinações e Turismo”.
As apresentações das religiões afro-brasileiras incluíram balé, danças e musicais, com a participação dos grupos Ilê Axé de Oxossê (Curitiba), Ilê Asé (Curitiba), Ilê Tiriri Lonan (Curitiba), Chico do Morro (Colombo), Associação Cultural e Natural de Maria Mulambo (Cascavel) e Associação Espírita Reino do Baluaê (Terra Roxa).
O congresso internacional, que Apucarana sedia de segunda (3) a quarta-feira (5), no Cine Teatro Fênix, está sendo organizado pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap) e Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).