A Rede de Mulheres Solidárias de Apucarana promoveu ontem uma noite de confraternização e de comemoração pela superação da meta do grupo atingir 300 integrantes até o encerramento do primeiro mandato do prefeito Beto Preto. O evento festivo, na sede da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Apucarana (AFAP), foi marcado por homenagens, balanço das atividades, entrega de certificados, jantar solidário e sorteio de brindes.

Criado no primeiro semestre de 2014, a Rede de Mulheres Solidárias, fruto do Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana, desenvolvido pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (SEMAF), está no momento com 328 integrantes. “Vocês são mulheres valorosas e guerreiras e estamos encerrando a primeira gestão do prefeito Beto Preto com números ainda maiores do que ele nos desafiou, e num tempo recorde. A vontade e a determinação de cada uma de vocês fizeram a diferença. A Rede de Mulheres Solidárias foi um presente para Apucarana, para as mulheres e para as famílias”, afirmou a secretária da SEMAF, Denise Machado.

A supervisora do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, Terezinha Elizabete Berton Pereira (Bete Berton), destacou a consolidação no município deste modelo de geração de renda que hoje envolve 328 mulheres à frente de empreendimentos que lhes garantem autonomia financeira.

Após 2 anos e 7 meses do seu início, programa soma conquistas como o Espaço Mulher onde é comercializada a produção da Rede de Mulheres Solidárias, a Lei Municipal de Economia Solidária, a formação do Conselho Municipal de Economia Solidária. “Realizamos também a 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária”, acrescenta Bete.

A iniciativa já formou dezenas de empreendimentos solidários nos ramos gastronômicos, artesanatos diversos, confecções, marcenaria, plantas medicinais e ornamentais, beleza e estética, entre outros. Alguns, inclusive, já foram formalizados. A confraternização de ontem à noite, inclusive, é alusiva às festividades de final de ano do grupo. A comemoração precisou ser antecipada devido ao grande número de eventos e feiras que as integrantes da rede têm agendado na cidade e região para os meses de novembro e dezembro. Hoje, por exemplo, um grupo delas está em Irati.

O evento de ontem também rendeu homenagem a primeira integrante da Rede de Mulheres Solidárias, Belarmina Bonifácio da Silva, de 73 anos. Ela é artesã de chinelos, panos de prato e tolhas, entre outros produtos. “Tinha depressão, mas o artesanato e integrar a rede de mulheres solidárias mudaram minha vida. É maravilhoso fazer parte deste grupo”, declarou.

O jantar festivo ainda foi marcado pela entrega de certificado as 10 alunas que formaram primeira turma da Rede de Mulheres Solidária a concluir o Curso de Informática Básica.