O premiado Programa Municipal de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da prefeitura de Apucarana, formou hoje a 54ª turma. A entrega dos certificados para 35 novos empreendedores foi realizada na Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap). A formação já habilitou mais 1,5 mil pessoas para integrar a rede de economia solidária municipal.
Representando o prefeito Junior da Femac, que cumpre agenda em Brasília, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Dr. Ivanildo da Silva, deu boas vindas aos novos empreendedores. “Parabéns pela coragem de empreender e podem contar com a prefeitura. O prefeito Junior da Femac tem um grande interesse em investir na qualificação da mão de obra da nossa população”, afirma Ivanildo Silva.
A coordenadora da Rede de Mulheres Solidárias, Bete Berton, destaca que o curso de formação dos novos empreendedores passou a ter um diferencial a partir desta turma de formandos. “Até então eram ministradas 20h/aula. Os integrantes da 54ª turma frequentaram 32h/aula, por conta de um curso adicional de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e ainda participaram de visitas técnicas em espaços públicos compartilhados da rede de economia solidária, hortas solidárias e espaço das feiras”, informa Bete.
Nos conteúdos ministrados pela capacitação constam ensino dos objetivos e metas de um empreendimento solidário, noções de cooperativismo e associativismo, elaboração de projetos sociais, administração e marketing, e técnicas de empreendedorismo.
Os empreendedores da 54ª turma vão atuar no segmento da gastronomia, arranjos florais e pintura em tela, sabonete e velas artesanais, confecções de camisetas e roupa infantil, artesanato (pano de prato, bolsas, bonecas e tapetes), vendas de hortaliças, entre outros.
A empreendedora Ivone Gonçalves Moreira atua no segmento de arranjos florais e pintura em tela há 20 anos. “Estou muito entusiasmada porque vou expor e comercializar meus produtos na Feira do Artesanato e na Super Sexta no Espaço das Feiras. Com certeza meu trabalho terá mais visibilidade e isso se tornou possível após a minha decisão de fazer parte da rede de mulheres solidárias”, destaca Ivone.
Já com parte da família atuando no ramo de comida japonesa na Feira da Lua, o casal Roberta Garcia e Genilson de Almeida decidiu integrar a rede de economia solidária tão logo que mudaram de São Paulo para Apucarana, há cerca de 2 meses. “Estamos muito animados com a oportunidade trabalhar no ramo de culinária japonesa nas Super Sexta do Espaço das Feiras. É a oportunidade que buscávamos para nos tornar empreendedores, ter nosso próprio negócio”, comemora Genilson.
O Programa Municipal de Economia Solidária e Protagonismo Feminino é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família.
Serviço – Interessados em fazer parte da rede municipal de economia solidária, devem procurar o Espaço Mulher da Avenida Aviação, 1.525. Mais detalhes podem ser obtidos também pelo telefone 3122-0457 ou ainda através da rede social no endereço https://www.facebook.com/rededemulheresecosol.