A Prefeitura de Apucarana está recapeando o pavimento de grande parte das ruas por onde passam os ônibus do transporte coletivo de passageiros. O investimento é de R$6,1 milhões com recursos conquistados pelo prefeito Beto Preto junto ao Programa Paraná Urbano, do Governo do Paraná. Ao todo, a benfeitoria chegará a 39 trechos de ruas e avenidas, em um total de 27 quilômetros lineares ou 222 mil metros quadrados de pavimento.
Os trabalhos desta semana estão beneficiando a linha que passa pelas ruas Ítalo Ado Fontanini e Casemiro de Abreu. “Este foi um importante pacote de obras que, com bastante trabalho, conseguimos viabilizar para a cidade”, observou o prefeito Beto Preto. Diariamente, os ônibus do transporte coletivo transportam cerca de 30 mil pessoas. “A mudança para melhor é visível. Por serem ruas importantes, estabelecendo a ligação entre centro-bairro, este investimento beneficia diretamente toda a população, independente de usarem ou não o transporte público”, observou o prefeito, que destacou o apoio do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, para a liberação da verba.
Para suportar o intenso tráfego de veículos, o recape está sendo feito em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), com espessura de quatro centímetros. A empresa vencedora da licitação é a Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda., de Apucarana. “Este lote de investimentos está em sua reta final. Assim que a empreiteira terminar o trecho da Rua Ítalo Ado Fontanini, irá concluir o contrato executando o recape das ruas no entorno da rodoviária”, explicou Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras.
Entre as ruas atendidas pelo convênio estão a Ouro Branco, Nagib Daher, Gastão Vidigal, Guarapuava, Miguel Simeão, Osvaldo Cruz, Osório Ribas de Paula, Avenida Santos Dumont e Rua Antônio José de Oliveira, em trecho entre a Avenida Curitiba (Barra Funda) e Rua Urânio (proximidades do Parque Municipal Jaboti), Munhoz da Rocha, ruas Osvaldo de Oliveira e Silva Jardim (Jardim Flamingos), Rio Branco, Firman Neto, Maranhão, Carlos Schmidt, Rio Grande do Sul, Ítalo Ado Fontanini, Casemiro de Abreu, Marcílio Dias, Aviação, Colombia, Humberto Contato, Rosa Stábile, Deolindo Massambani, Travessa Vitória, Fernando Pereira, Byngton, D. Pedro I, São Lucas, São Simeão, São Marcos, Santo Agostinho, São Sebastião, São Leopoldo, Rio Bom, Rio Iguaçu, Rio Tibagi, Rio das Antas, Rio Apucarana, Rio do Peixe, Carlos de Carvalho, Paranaguá e Central do Paraná. Os recursos são liberados por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), gerenciados em parceria pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e a Fomento Paraná.