A Prova Pedestre 28 de Janeiro, comemorativa ao aniversário de Apucarana, quebrou um recorde histórico neste ano. As inscrições finalizaram no domingo (14), com o limite máximo permitido que era de 4.300 atletas em todas categorias.

O prefeito Junior da Femac agradeceu as inscrições de atletas da cidade, da região e de todo o Paraná, além de competidores de elite do Brasil e de outros países, com destaque aos africanos. “A corrida marca os 80 anos de Apucarana e, mais uma vez, mostra sua relevância no calendário nacional de pedestrianismo”, assinala Junior da Femac.

O secretário municipal de esportes, Tom Barros, também se manifestou empolgado com o número recorde de inscritos. “Atingimos o limite máximo de inscrições e, com certeza absoluta, teremos uma das provas mais importantes de todos os tempos, principalmente pelo nível técnico dos competidores de elite”, avalia Tom Barros.

A corrida, com percursos de 5 mil e 10 mil metros, pelas ruas e avenidas da área central de Apucarana, será disputada em sua 61ª edição, no dia 27 de janeiro (sábado), com largada e chegada na Praça Rui Barbosa. Além da categoria adulta (masculino e feminino) e veteranos, a prova terá ainda a “vinteoitinha”, para as crianças.

Já confirmaram participação os atletas africanos Moses Kibet (Uganda); Josephat Gisemo (Tanzânia); Vestus Cheboi Chemjor (Quênia) e Faridad Chelanga (Quênia). Da Argentina está confirmada a atleta Marcela Cristina Gomes Cordeiro, que participou em 2021 da maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Da elite brasileira os principais destaques serão os atletas Altobeli Santos da Silva, bicampeão da Prova 28 em 2017 e 2019; e Jonathas de Oliveira Cruz, que conquistou o sexto lugar, sendo o melhor brasileiro na Corrida Internacional de São Silvestre, disputada no último dia 31 em São Paulo.

Publicações Recomendadas