A Prefeitura de Apucarana realizou nesta quarta-feira (12 de junho) mais uma rodada de divulgação dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), desenvolvido pelo Governo Federal junto com as entidades parceiras. Cerca de 80 alunos do Colégio Estadual Padre José Canale, localizado no Jardim Ponta Grossa, puderam tirar dúvidas e saber dos procedimentos para efetivar a matrícula. A apresentação do programa e dos cursos técnicos ofertados foi feita pela secretária municipal de Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, e por Denise Canesin Machado, diretora de Capacitação Profissional da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, acompanhou a explanação e falou aos alunos sobre a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho. De acordo com ele, o Município está oferecendo 240 vagas especificamente para alunos oriundos das escolas estaduais, através de uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), Núcleo Regional de Educação (NRE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “A qualificação profissional é sempre um passo adiante, que garante aos trabalhadores um emprego melhor e ao Município a possibilidade de atrair novas empresas e bons negócios”, ressaltou Beto Preto.

No bate-papo com os estudantes, o prefeito também destacou que o curso é gratuito e que o aluno recebe ainda vales transporte e refeição, além de um kit com material didático. “Numa escola particular o aluno teria que desembolsar em média R$ 200 por mês, ou seja, em torno de R$ 3.600 por todo o curso técnico”, salientou. Conforme Beto Preto, a Prefeitura está trabalhando com duas frentes, levando cursos profissionalizantes e técnicos através do Pronatec. “Na gestão passada, apesar de terem sido disponibilizadas vagas para Apucarana, não foi desenvolvido nenhum curso pelo Pronatec. Já temos 290 alunos em sala de aula, que escolheram um dos 13 cursos profissionalizantes disponibilizados. A nossa meta, com os cursos técnicos e profissionalizantes, é atender 1.650 jovens através do Pronatec”, projeta.

Conforme Denise Machado, a divulgação está sendo dirigida ao público-alvo e por isso, no caso dos cursos técnicos, está se restringindo a alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio. Nesta etapa, direcionada às escolas estaduais, as opções oferecidas são os cursos técnicos de eletromecânica, eletrotécnica, logística, informática, manutenção e suporte em informática. “As aulas iniciarão no dia 29 de julho e serão realizadas no Senai, sempre no período da tarde, das 13h30 às 17h30”, informa.

A diretora de Qualificação Profissional do Município destaca que os cursos técnicos têm duração que varia e 1,5 a 2 anos e que a matrícula é efetivada na própria escola, graças a uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação e o NRE. “Para se matricular é bastante simples. Os interessados devem procurar as secretárias dos colégios estaduais munidos da cópia do RG e CPF, comprovante de residência e declaração da escola”, esclarece.

INTERESSE – Após a explanação, vários estudantes se mostraram interessados por um dos cursos que estão sendo oferecidos. Suélen Soares Sutil, de 17 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio e pretende fazer o curso de logística. “É uma oportunidade de se capacitar e de arrumar um emprego. Somos só eu e minha mãe em casa e quero trabalhar para ajudá-la”, conta Suélen.

O curso de logística também é o escolhido pelo jovem Jonathan Alifer, 17 anos, que já trabalhou nesta área pelo Programa Menor Aprendiz. “Já tive uma experiência numa empresa de transportes e gostei bastante. Em casa somos em 5 pessoas e só o meu pai trabalha no momento. Sou o filho mais velho, estou desempregado e quero me capacitar para conseguir um bom emprego”, frisa.

Publicações Recomendadas