O projeto “Quem Ama Abraça: bases para o enfrentamento da violência contra a mulher”, desenvolvido em Apucarana pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (SEMAF), deu sequência ontem (8) ao processo de capacitação da rede de profissionais que aderiram à iniciativa destinada a mobilizar crianças, adolescentes e jovens para o debate e superação das diferentes formas de violência contra as mulheres. A programação do segundo módulo de formação dos envolvidos nesta ação foi marcada por palestras, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma delas a cargo do juiz Osvaldo Soares Neto, abordando o tema “Marcos Normativos de Proteção e Garantia de Direitos a Mulher”. A noite ainda contou com as palestras da diretora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Patrícia Vecchi, e da assistente social do CAM, Simone Sartori dos Santos.

“Quem ama abraça” é uma iniciativa nacional promovida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Instituto Magna Mater e pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República e Apucarana foi o terceiro município do Paraná a aderir à campanha, em 2014. Neste ano, no entanto, a SEMAF transformou a campanha num projeto, fato que permitiu estender o tempo de duração das ações. “As atividades serão desenvolvidas por um período de 2 anos dentro da grade curricular das escolas públicas e privadas, bem como por entidades que desenvolvem programas, projetos ou ações de socialização. Serão abordados temas como a ‘desigualdade entre homens e mulheres’ e trabalhadas mudanças de comportamento para que no futuro tenhamos uma geração menos machista, reduzindo os casos de violência contra a mulher”, informa Patrícia Vecchi.

Patrícia observa que além de ampliar o tempo para realização das ações, a transformação da campanha em um projeto também permitiu a ampliação da abrangência das ações. “Além das escolas, que eram o espaço alvo da campanha, agora temos o envolvimento de entidades governamentais e não governamentais, bem como de espaços públicos que atuam na socialização de crianças, jovens e adolescentes, como os CRAS, CAPS ad, CAPS i, CREAS. Nossa proposta foi dar uma nova forma a campanha que ao se transformar num projeto obteve a adesão de um público bem mais amplo ligado à atenção a crianças, jovens e adolescentes”, reforça Patrícia Vecchi.

Como resultado, o projeto já soma 74 inscritos, entre professores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, diretores e coordenadores de escolas, entre outros profissionais. “Todos estão passando pela capacitação que estamos oferecendo. Ao todo serão 4 módulos. O primeiro, já foi realizado no dia primeiro de outubro, em parceria com a Unespar. Hoje estamos realizando o segundo, em parceria com o poder judiciário. O terceiro e o último módulos estão programados para acontecer nos dias 14 e 22 de outubro, respectivamente”, informa Patrícia Vecchi.

A secretária da Mulher a Assuntos da Família, Denise Machado, chama a atenção para a programação do 3º módulo de capacitação. “O evento terá a presença, como palestrante, de uma das idealizadoras da campanha Quem Ama Abraça, Schuma Schumaher, da Redeh”, adianta Denise. As discussões e debates que serão levados para as escolas e entidades, por exemplo, contarão com o suporte de kits com manual para os educadores, sugestões de atividades, gibis para os alunos e DVDs com clipes musicais da campanha.

Para viabilizar o projeto, a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família estabeleceu parcerias com Autarquia Municipal de Educação, Unespar/Fecea (curso de serviço social), Faculdade de Apucarana (departamentos de psicologia, biologia e pedagogia), Núcleo Regional de Educação (NRE) e Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH).

Publicações Recomendadas