A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor conclui 2016 com saldo recorde de atendimentos: 14.200 consumidores, de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi, buscaram o órgão em busca de soluções de litígios com fornecedores de bens e serviços. Um dos fatores a contribuir para o aumento da demanda foi a renegociação de dívidas, realizada em três oportunidades, com 1.050 atendimentos. O maior número de reclamações ficou concentrado no setor de telefonia fixa e celular, seguido dos serviços bancários e cartões de crédito. Em relação a 2015, houve um acréscimo de 12%, uma vez que naquele ano foram registrados 13.017 procedimentos.
A coordenadora do Procon Apucarana, supervisora de relações com o consumidor Rosa Aparecida Cecon, considerou bastante positivo o resultado do serviço prestado pelo órgão aos consumidores dos três municípios. “Mesmo com uma equipe pequena de atendentes, todas as demandas apresentadas foram atendidas e o índice de resolução chegou a 83%”, explica a coordenadora. Ela complementa que as questões não solucionadas no contato direto com os fornecedores resultaram em procedimentos administrativos. “Ao longo deste ano foram instauradas 560 notificações, com 45% resolvidas e outras em andamento”, diz Rosa Cecon.
Quanto às renegociações de dívidas, a coordenadora relata que 1.050 pessoas puderam “limpar o nome” a partir do contato direto com empresas de telefonia, instituições de crédito, financeiras e com o comércio local. “Na última semana, realizada no período de 28 de novembro a 2 de dezembro, foram inscritos 369 consumidores, com 83% de solução. Houve registro, inclusive, de desconto que chegou a 98% da dívida, surpreendendo até mesmo ao consumidor pela proposta do fornecedor”, relata a coordenadora.
CONVÊNIO – Quando ao atendimento aos consumidores de Cambira e Novo Itacolomi, a coordenadora frisa que em julho foi firmado um convênio entre o Procon Apucarana e os prefeitos dos dois municípios. “Com a participação do Ministério Público, através da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apucarana, o convênio tem validade até julho de 2017, podendo ser prorrogado em caso de interesse das partes participantes”, complementa Rosa Cecon.

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