Na última sexta-feira (11/10), o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) realizou a cerimônia de encerramento do 12º Prêmio Gestor Público Paraná, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). O tema desta edição foi “Educação Fiscal e Cidadania: saber é poder, agir e transformar.” Apucarana foi premiada pelo projeto “Educação Fiscal: formando agentes mirins,” implementado em 36 escolas da rede municipal de ensino.

O prefeito Junior da Femac expressou sua satisfação com a conquista: “Recebemos com grande alegria a notícia de que Apucarana foi novamente contemplada com o Prêmio Gestor Público Paraná. Desde 2017, nosso município já teve onze projetos reconhecidos. Entre as iniciativas premiadas em edições anteriores, destacam-se: ‘Apucarana Mais Verde’, da Secretaria de Meio Ambiente; ‘Alinhando Sorrisos’, da Autarquia de Saúde; e ‘Cidadania para todos – CRAS Itinerante’, da Secretaria de Assistência Social. A Autarquia de Educação foi premiada cinco vezes, com os projetos ‘Re(inovação) Tecnológica nos CMEIs e Escolas’, ‘Amigos da Alimentação’ (que recebeu o prêmio duas vezes), ‘Biblioteca Itinerante’ e agora ‘Educação Fiscal: formando agentes mirins’.”

A secretária de Educação, Professora Marli Fernandes, destacou a competitividade do prêmio deste ano, que contou com 186 projetos de 62 municípios, dos quais apenas 38 foram certificados. “Por meio do projeto ‘Educação Fiscal: formando agentes mirins’, os estudantes do 4º ano aprenderam sobre a importância dos tributos no custeio de serviços públicos, como saúde, educação e segurança, além da relevância de sempre solicitar a nota fiscal durante as compras. As crianças também arrecadaram notas fiscais sem CPF e as doaram, através do Programa Nota Paraná, para a APAE de nosso município,” afirmou.

Juarez Vilela Filho, diretor de Assistência ao Plenário da Assembleia Legislativa e membro da Comissão Julgadora do prêmio, elogiou a qualidade dos projetos apresentados. “Como representante da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, busquei avaliar projetos que possam ser replicados, se não em todos, na maioria dos municípios paranaenses. Isso amplia a disseminação de iniciativas bem elaboradas e eficazes,” disse.