Uma portaria municipal editada nesta sexta-feira (25/05) pelo prefeito Beto Preto (PSD), após uma reunião consultiva com todo o secretariado, vai orientar as atividades da Prefeitura de Apucarana até o fim da greve deflagrada esta semana pela classe dos caminhoneiros e que vem atingindo todo o território nacional. O documento recomenda que os gestores atuem no sentido de manter apenas os serviços essenciais à população, sobretudo nas áreas da saúde, educação, assistência social, serviços funerários, limpeza pública e segurança, tendo em vista que a Secretaria Municipal de Gestão possui apenas uma pequena reserva de combustível diesel licitado. “Assim como a população, a administração pública já sente o problema de desabastecimento de combustíveis, comprometendo a normalidade na execução de uma série de serviços. Algo gerado por fatores externos a nossa vontade, então, a ordem é o contingenciamento para que possamos fazer o melhor com o que se tem”, disse o prefeito Beto Preto.
Na Secretaria de Saúde, serão priorizados o Serviço Móvel de Atendimento de Urgências e Emergências (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), bem como o transporte de pacientes para consultas, exames, tratamentos e cirurgias. Na Educação, a previsão é de que haja combustível para o transporte escolar apenas até terça-feira. “Vamos aguardar até a segunda-feira para uma tomada de decisão. Caso o movimento dos caminhoneiros permaneça, devemos suspender as aulas nas escolas e atendimento nos centros municipais infantis já para a quarta-feira”, disse o prefeito, lembrando que quinta-feira é feriado de Corpus Christi e, na sexta-feira, já foi decretado ponto facultativo municipal.
A situação de serviços públicos terceirizados, como o transporte coletivo de passageiros e a coleta de lixo domiciliar também foram debatidos durante a reunião emergencial. “Segundo nos foi repassado, ambas empresas têm previsão de que os estoques de combustíveis durem apenas até a quinta-feira”, relatou Beto Preto. No tocante à segurança pública, o prefeito salientou estar em contato com as polícias e corpo de bombeiros que, segundo informações extra-oficiais, devem receber um carregamento de combustíveis nos próximos dias, cujo caminhão terá escolta. “Estamos ainda atentos à manutenção mínima da atuação de nossa Guarda Municipal, da Defesa Civil e no Conselho Tutelar”, declarou Beto Preto, que fez uma solicitação expressa a todos os secretários para que reavaliem todos os eventos agendados que demandam suporte de veículos.
A agenda que editou a portaria municipal contou com a participação do vereador Lucas Leugi (REDE). “Desde o início ele permanece em contato direto com as lideranças regionais e contribuiu conosco repassando informações importantes sobre as manifestações”, concluiu o prefeito.

Publicações Recomendadas