O Departamento de Trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), com auxílio das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, promoveu melhorias na sinalização do cruzamento da Praça Rui Barbosa com a Rua Rio Branco. Os trabalhos, realizados nesta quarta-feira (10/04), têm como intuito disciplinar os pedestres para que respeitem o sinal e aguardem na calçada sempre que o “vermelho” estiver acionado para eles. “Neste local temos o pior problema na área central. Um conflito entre condutores e pedestres que vem acontecendo há pelo menos uma década, mas que agora deve ter solução. Esperamos contar sobretudo com o bom senso das pessoas”, diz Silnei Bolonheze, superintendente da Secretaria de Serviços Públicos.

Ele relata que ao contrário do bom exemplo que acontece no “sinaleiro da Caixa Econômica”, onde os pedestres aguardam o trânsito, no cruzamento que recebeu a intervenção com melhorias – que fica no lado oposto da mesma praça – uma boa parte dos pedestres insiste em atravessar a via mesmo com o sinal fechado para eles e aberto para os veículos. “O grave é que ao colocar o pé na faixa, os condutores se veem na obrigação de parar, mesmo com o sinal verde para os veículos. É a forma de gentileza que vem causando muitos problemas, que vão além do congestionamento com travamento do fluxo no trânsito. Segundo relato dos taxistas que trabalham num ponto diante do cruzamento, pelo menos uma colisão traseira é registrada todas as semanas. Sem contar que este tipo de conflito traz o perigo eminente de atropelamentos”, pondera o superintendente.

Com materiais já disponíveis, a prefeitura dobrou o número de lâmpadas LED do sinal semafórico dos pedestres e pintou letreiros informativos no solo em ambos os lados da via, com os dizeres “respeite o sinal”, “aguarde na calçada”. Os veículos também contam agora com uma unidade repetidora semafórica adicional. “A visualização ficou bem melhor. A sinalização agora é explícita e o pedestre não vai mais poder alegar desconhecimento ao realizar este tipo de transgressão, que é um desrespeito às normas de trânsito. Lugar de pedestre é na calçada enquanto aguarda”, frisa Silnei.

Desde janeiro deste ano o setor de trânsito da prefeitura já realizou diversas intervenções no sistema viário. “Com a sincronização dos semáforos, as principais vias já têm hoje um fluxo bem melhor. Também estamos investindo na revitalização da sinalização horizontal e vertical e expandindo a benfeitoria para bairros onde ela nunca existiu”, destaca o prefeito Beto Preto (PT). Ele ressalta que são investimentos que são realizados na base da “competência técnica, aproveitando o know-how de técnicos e recursos municipais”. “Após muitos anos o setor de trânsito volta a ter planejamento em Apucarana. Já desenvolvemos projetos importantes, que preveem alargamento de pistas, novas avenidas e ligações de bairros”, conclui o prefeito.

Publicações Recomendadas