A Prefeitura de Apucarana realizou na noite de quinta-feira (20), no Cine Teatro Fênix, audiência pública para discussão e encaminhamento da licitação, visando o funcionamento do Hospital de Apucarana. Conforme edital de convocação, publicado no início de junho, na audiência pública foi apresentado o atual estágio das obras do hospital e a informações para a realização da licitação.
O público presente recebeu informações gerais sobre a estrutura do hospital, incluindo o centro cirúrgico e 58 leitos de internamento, além do Pronto Atendimento Infantil 24 Horas, que está sendo implantado no térreo do prédio principal. O prédio tem ampla acessibilidade e conta com rampas e dois elevadores, que estão em processo de instalação.
O prefeito Junior da Femac e a engenheira Caroline Moreira, secretaria de obras, se encarregaram de prestar informações gerais sobre as obras – que já atingiram 74% do total projetado -, utilizando fotos e vídeos atuais para mostrar o avanço das obras contratadas pelo município. “Já estão prontas as instalações de ar condicionado, hidráulica, elétrica, gases medicinais, rede lógica e usina de oxigênio”, anunciou o prefeito, acrescentando que o hospital atenderá 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de saúde, Emídio Bachiega, falou sobre a importância do novo hospital, considerando que poderá atender diversas especialidades médicas incluindo procedimentos cirúrgicos que, atualmente, são realizados em outros municípios e que custam altos valores à Prefeitura de Apucarana. “Com o novo Hospital de Apucarana, vamos economizar bastante com os procedimentos feitos fora da cidade, como por exemplo, cirurgias de cataratas”, informou Bachiega.
O hospital tem área construída de 4.062,88 metros quadrados, sendo 2.616,90 metros de reforma e 1.445,98 metros de ampliação. O espaço destinado ao Pronto Atendimento Infantil terá entrada própria e atendimento 24 horas/dia.
Após todas as explanações acerca das obras e do funcionamento do novo hospital, além sanar algumas dúvidas aos participantes da audiência pública, foi colocado em votação a autorização para prosseguir com a licitação. E, por aclamação, a proposta foi aprovada.