Será concluído nesta sexta-feira (21/12) a roçagem em ambos os lados da Rua Cristiano Kussmaul, na região Oeste de Apucarana. Os serviços, coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e de responsabilidade de uma empresa terceirizada, tiveram início nesta quinta-feira (20/12) e foram vistoriados pelo vice-prefeito Júnior da Femac. “Esta é uma importante via de ligação entre diversos bairros desta região e o serviço de roçagem e limpeza traz maior segurança tanto aos motoristas quanto aos pedestres”, assinalou o vice-prefeito, lembrando que a prefeitura já conquistou recursos para a recuperação asfáltica. “Em breve o dinheiro será liberado pelo Governo do Paraná e a execução licitada”, relata.
Os servidores responsáveis pela coordenação do serviço de roçagem são os servidores Paulo Reis e Carlos Eduardo Vilsinski. “O trabalho na Rua Cristiano Kussmaul compreende dois quilômetros. Estamos roçando em ambos os lados da via em trecho que inicia na Avenida Governador Roberto da Silveira e vai até o Contorno Sul, na antiga estrada para Rio Bom”, conta Jaime Gonçalves, secretário Municipal de Serviços Públicos. De acordo com ele, nos últimos dias foi executada uma série de serviços. “Fizemos a roçagem do Parque Municipal Jaboti, do Parque da Redenção, da entrada da cidade para quem vem de Londrina em trecho entre o Hotel Lago das Pedras até o Residencial Araucária e estamos finalizando o Parque Biguaçu”, enumerou o secretário.
Particulares – Ao salientar que a Prefeitura de Apucarana vem cumprindo com sua responsabilidade quanto à manutenção da roçagem nos prédios e logradouros públicos, o vice-prefeito Júnior da Femac reforçou o alerta que é feito neste período do ano, com muito calor e chuva, quanto a necessidade de limpeza e roçagem de terrenos particulares por parte dos proprietários. “É um gesto de responsabilidade social e, sobretudo, de respeito com o próximo, pois geralmente um terreno sujo vai penalizar famílias que moram nas imediações e, por conseguinte, toda a coletividade. São essas pessoas que vão sofrer com a proliferação de insetos e animais peçonhentos e também com a insegurança, pois esses terrenos podem servir de esconderijo para bandidos”, pontuou Júnior da Femac.
Nos próximos dias, com base em um decreto municipal, a prefeitura vai notificar oficialmente através da publicação de um edital, todos os proprietários de terrenos da cidade para que mantenham os espaços conservados, sem mato, lixo ou entulhos, sob pena de multa na forma da lei vigente. “Esperamos, contudo, que essa roçagem e limpeza seja feita voluntariamente pelo proprietário, evitando dissabores com a fiscalização”, concluiu o vice-prefeito de Apucarana.