O prefeito Beto Preto (PT) e o secretário da Indústria e Comércio, Laércio Beani da Costa, assinaram ontem contratos de compra e venda e também de alienação de terrenos industriais com empresários atendidos pelo município, junto ao Programa de Desenvolvimento Econômico de Apucarana (Prodea).
A regularização das áreas faz parte das ações de retomada do desenvolvimento econômico, que estão sendo priorizadas pela atual gestão. A liberação contribui para que os novos empreendedores tenham acesso a crédito junto a entidades financeiras, como o BNDES, e possam viabilizar seus negócios. Cinco empresas foram contempladas com lotes no Parque Industrial Danilo Berté, uma no Parque Industrial Zona Norte e uma no Parque Industrial Nova Ucrânia.
No evento, realizado na prefeitura, o vice-prefeito e secretário de obras Junior da Femac disse que o processo de industrialização estava parado há 12 anos em Apucarana. “O que todos ouviam era só virtual ou fantasia, como os milhares de empregos prometidos; agora está acontecendo efetivamente a retomada do processo de industrialização”, frisou Junior.
O prefeito Beto Preto aproveitou o encontro com empresários para confirmar investimentos, visando a abertura de duas novas áreas industriais. “Estamos estruturando um novo parque junto ao Pirapó, para abrigar até trinta e cinco empresas do ramo de confecções, móveis e de outros segmentos leves”, anunciou.
Ao mesmo tempo, Beto Preto confirmou a criação de um novo parque industrial na região Sul de Apucarana, numa área de trinta alqueires da Fazenda Juruba. “A área, que já foi decretada de utilidade pública para fins de desapropriação, poderá receber até duzentas empresas, em lotes de mil a quatro mil metros”, informou o prefeito.
Ele acrescentou que na mesma região está sendo reservada uma área para a construção de mais 950 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Novas indústrias irão para lá e bem junto delas haverá mão de obra disponível”, emendou.
Beto Preto também disse aos empresários que Apucarana está empenhada em qualificar mão de obra. “Estamos disponibilizando neste ano, através do Pronatec do Governo Federal, em parceria com o Senai e o Senac, 1.650 vagas em cursos profissionalizantes em diversas áreas.
NOVAS EMPRESAS – As novas empresas que obtiveram a liberação de lotes para escrituração e dar início à construção de barracões são as seguintes: Termopel (indústria de embalagens), Rodo Bressan Transportes (tranportadora), R.F. de Paula Pedrão (indústria de polpa de frutas), Klivan Confecções (fábrica de brindes e confecções), Metal Ellu (metalúrgica), ABC Fogos (comércio de fogos de artifício) e Sabenge (terraplanagem e artefatos de cimento).