Lançada na segunda-feira à noite no salão nobre da prefeitura de Apucarana, a Semana Municipal de Combate e Prevenção da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem um dos pontos altos amanhã (15) à noite. Especialista no assunto e requisitada nacionalmente para proferir palestras, a sargento Tânia Guerreiro estará hoje à noite do Cine Teatro Fênix abordando o tema “Quebrando o Silêncio”. A palestra começa às 19 horas e é aberta ao público em geral.
Durante o lançamento da campanha, o prefeito Beto Preto lembrou que seu envolvimento no combate a violência contra a criança e adolescente vem desde o período que trabalhou como auditor no Ministério da Saúde. “Ajudei a criar o disque denúncia para este tipo de crime, que hoje atende pelo número 100”, recorda.
Beto classificou como estarrecedores o índice da violência infantil e as condições em que o crime acontece. “Esse crime está incrustado no seio da família e isto tem que vir a tona. O momento não é de alegria, mas sim de conscientização e mobilização. Nosso mandato acontece com o enfrentamento da realidade, que neste caso se traduz em denunciar”, conclama.
A campanha, que segue até o dia 18, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Apucarana. No dia 17, está programada uma Mesa Redonda, também no Cine Fênix, às 19 horas. Em debate “A interface entre as diferentes visões, abordagens e intervenções técnicas nas situações de violência e exploração sexual praticada contra a criança e adolescente”. O objetivo é discutir e refletir, na ótica de diferentes categorias profissionais, sobre o atendimento para esta demanda.
Encerrando a programação, os organizadores convidam à comunidade para participar, no dia 18, de um ato público, às 9 horas da manhã, em frente o platô da Praça Rui Barbosa. O local será o ponto de partida para uma passeata pelas ruas centrais da cidade.