Cine Teatro Fênix lotado, clima de emoção e superação marcaram na noite de ontem (30) a solenidade de formatura da 2ª Turma da Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana. São 25 novos guardas civis municipais, sendo 20 homens e 5 mulheres.

A solenidade, presidida pelo prefeito Junior da Femac, foi prestigiada pelo prefeito eleito Rodolfo Mota e seu vice Marcos da Vila Reis; autoridades civis e militares, com representantes das policias civil e militar, Corpo de Bombeiros; vereadores, incluindo eleitos e reeleitos; e o deputado estadual Luís Corti.

O evento teve momentos de homenagens como para a família da servidora pública no cargo de agente de trânsito, Viviane Antônio, falecida no final do ano passado, e que foi escolhida como nome de turma dos formandos da GCM. Tiago Firmino Rafael, por sua vez, recebeu o certificado de primeiro colocado no curso de formação de guardas municipais 2024.

Aprovados em concurso público, os 25 novos guardas civis municipais passaram por um curso de formação ministrado pela Academia de Ensino da Guarda Municipal de Sarandi. E para introduzir o uso de arma de fogo na corporação, além do curso específico, eles foram submetidos a uma rigorosa avaliação psicológica.

“A partir da manhã desta quinta-feira, Apucarana passar a ter nas ruas 58 guardas municipais, um grande avanço na segurança pública de nossa cidade. Os 25 novos membros incorporados na nossa Guarda Civil Municipal se somam aos 28 atuais. São agentes capacitados atuando armados em favor da população, reforçando a segurança do patrimônio público, o combate à violência doméstica através da Patrulha Maria da Penha, as rondas pelos bairros e a segurança das unidades de saúde, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, enfim, dando sua parcela de contribuição na garantia da lei e da ordem em nossa cidade”, destaca o prefeito,

“Vocês foram esperados, aguardados com ansiedade e para os 140 mil apucaranenses vão simbolizar o cuidado da segurança. São a força municipal de segurança e  nosso orgulho”, afirma Junior da Femac.

O comandante de Guarda Municipal, Reinaldo Donizete Andrade, definiu a formatura como um momento histórico para Apucarana. “Com a união da experiência dos atuais guardas municipais com o vigor de vocês formandos só resta à certeza que vamos avançar. Vocês chegaram para somar. A Guarda Municipal vai estar em cada espaço de Apucarana para atender nossos cidadãos”, assegura Andrade.

O prefeito Junior da Femac enaltece o trabalho realizado pelo superintendente de Segurança e Trânsito de Apucarana, tenente-coronel da reserva PM/PR, Marcos José Facio, neste novo momento da GCM. “O Comandante Facio tem exercido um papel bastante relevante, sendo um elo importante no fortalecimento da nossa guarda”, disse Junior da Femac.

Facio reforça que os novos guardas municipais estão aptos a usar armas, após passar por curso “Módulo Guarda Armada”, e exame psicológico. Com o treinamento, segundo ele, a GM está alinhada às exigências legais estabelecidas por Lei Federal. “Eles passarão a usar armas assim que a documentação necessária for encaminhada para Polícia Federal, que é responsável pela emissão de porte de armas. Temos a previsão para que isso aconteça nos próximos dias. Teremos tantos os novos como os antigos guardas armados, tendo mais segurança para atuar”, detalha Fácio.

A Guarda Municipal de Apucarana foi criada em 2005, como uma instituição civil e desmilitarizada. Somente agora, 19 anos depois, que é formada a segunda turma. Além de concurso público para reforçar o número de integrantes, a atual gestão municipais realizou investimento da ordem de 2,5 milhões na corporação, somente em equipamentos, incluindo fardamento, modernização do sistema de monitoramento e da frota, aquisição de armamentos e munições, aquisição de equipamentos de uso individual, como coletes balísticos, entre outros.