A Secretaria de Obras da Prefeitura de Apucarana deu início nesta semana ao trabalho de recuperação dos 19 quilômetros de asfalto que liga o distrito do Pirapó ao distrito de Caixa de São Pedro, duas importantes comunidades com características agrícolas. “Este é um serviço de rotina, que precisamos realizar frequentemente para dar condições de tráfego a esta importante rodovia. Por aqui passam diariamente caminhões e outros veículos. É um trânsito pesado que transporta mercadorias para os comércios, transporta trabalhadores e estudantes, auxilia no preparo da terra, no plantio, no cultivo, na colheita e no escoamento de toda riqueza produzida por dezenas de propriedades rurais servidas por este trecho”, observa o prefeito Beto Preto (PT).
Segundo o engenheiro da Secretaria de Obras, Eduardo Mendonça, responsável pela equipe que atua no local, a previsão é de que sejam necessários pelo menos mais sete dias para conclusão dos trabalhos. “É um longo trecho, com o tempo colaborando, acreditamos que em uma semana concluiremos”, avalia.
O investimento é de cerca de R$40 mil, onde serão utilizadas cerca de 150 toneladas de massa asfáltica CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). “Nossa equipe de trabalho conta com 15 operários, três caminhões, uma camioneta, um rolo compactador, uma retroescavadeira e um caminhão-pipa”, conclui Mendonça. Ele pede que os motoristas que precisarem transitar pela via durante a realização da obra, redobrem a atenção. “Estamos com grande movimentação de trabalhadores e máquinas, por isto é necessário maior atenção e redução da velocidade ao passar pela frente de trabalho”, solicita.