Representantes da Prefeitura de Apucarana e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) estiveram reunidos nesta quarta-feira (21/08) para discutir a decoração natalina de 2013. Na oportunidade, o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) apresentou um projeto de ornamentação da cidade, com custo estimado em R$ 130 mil. A proposta prevê a retomada da iluminação no contorno da Catedral Nossa Senhora de Lourdes e em árvores localizadas na área central, além de caixas de presente em tamanho gigante. Outra novidade é que a data será inserida dentro da programação alusiva aos 70 anos de Apucarana.
O encontro foi coordenado pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Laércio Beani da Costa, e contou com a presença de Júnior Serea, presidente da Acia, além de outros membros da entidade e de representantes de vários setores da Prefeitura. “É importante esse diálogo e há um esforço da Prefeitura para articular as ações. Estamos somando em busca do resultado positivo, que possibilite termos um ambiente natalino adequado. Isso eleva a autoestima das pessoas e toda a cidade ganha”, avalia Serea.
O próximo passo, de acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, é definir como os recursos necessários serão viabilizados. “Fechando os custos financeiros, vamos ver quanto a Prefeitura pode investir e de que forma a Acia e os comerciantes podem colaborar. O projeto só poderá ver viabilizado mediante essa parceria”, adianta Costa, salientando que o custo apresentado prevê a aquisição da maior parte dos materiais já prontos, sem necessidade de serem confeccionados.
Conforme projeto apresentado por Carolina Fonseca Zanchin, arquiteta do Idepplan, a decoração natalina prevê a iluminação com corda luminosa no contorno da catedral, “pisca-pisca” ao redor de árvores localizadas na Praça Rui Barbosa e em vias como a Avenida Curitiba e ruas Ponta Grossa, Osvaldo Cruz e Munhoz da Rocha, além de figuras luminosas fixadas em postes do sistema de iluminação pública e de uma árvore luminosa na Praça do Redondo. “Na reunião também foi sugerido que a decoração fosse estendida à Praça do 28, especialmente o pisca-pisca ao redor das árvores”, observa a arquiteta.
Ainda segundo a proposta apresentada, alguns itens tradicionais serão mantidos, como o trenzinho, a bota gigante, a torre e a casa do Papai Noel. “A única diferença é que, no caso da casa do Papai Noel, o tamanho será diminuído, passando a ter 3,60 metros por 2,80 metros. Será bem menor que em anos anteriores, ocupando menos espaço e sendo mais fácil de decorar”, esclarece, destacando que a intenção é colocar as 10 caixas de presente previstas no projeto e que têm um metro de altura próximas desses ícones.
Outro aspecto discutido durante o encontro foi no tocante aos atrativos culturais. Uma das solicitações feitas pela Acia é que as atividades ao ar livre não prejudiquem o trânsito e a circulação nas calçadas. “Por isso, shows maiores estão descartados e deveremos optar preferencialmente por apresentações rápidas. Buscaremos atrair as pessoas ao centro, mas sem atrapalhar o comércio”, afirma Ednei Roberto Rosina Mansano, diretor-presidente da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana.
Mansano também salienta que a inclusão do Natal 2013 na comemoração do aniversário da cidade é um pedido do prefeito de Apucarana, Beto Preto. “A programação começará 70 dias antes do dia 28 de Janeiro e o prefeito solicitou que as atividades do período natalino integrem os eventos alusivos aos 70 anos de Apucarana”, assinala Mansano.