A prefeitura de Apucarana promoveu uma reunião com a comunidade de aproximadamente 15 bairros iniciando o processo da utilização efetiva da Praça CEU (Centro de Esportes e Artes Unificados), no Jardim América. No encontro contou com representantes de associações de bairros, da igreja católica e evangélica, de escolas, de postos de saúde, moradores, e das três secretarias municipais que vão desenvolver atividades no local: Assistência Social; Esporte e Lazer; da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur).

A discussão, na Praça CEU, foi coordenada pelo Superintendente Municipal de Relações com a Comunidade, Laércio de Morais. “Essa reunião atende a uma solicitação do prefeito Beto Preto. Ele quer dar vida a esse espaço. Que aqui sejam desenvolvidas diferentes atividades que sirvam à comunidade dessa região. Essa praça é do povo e todos devem usufruir dela”, disse Laércio.
A secretária da Promatur, Maria Agar, definiu a reunião como parte do planejamento para ocupação definitiva da Praça CEU. Ela observou que algumas atividades já acontecem no local, mas chegou o momento para o seu funcionamento pleno. Durante o evento, a comunidade tomou conhecimento a partir de quando isso pode acontecer, já que o processo licitatório de compra dos equipamentos necessários para o desenvolvimento das ações está concluído.
“Aconteceram alguns problemas que provocaram atraso na licitação, mas com isso solucionado, temos a previsão de inaugurar a Praça CEU até o final do ano ou começo de 2017. O espaço vai funcionar plenamente e a comunidade poderá usufruir, nos ajudando a preservar o espaço que será do povo”, diz a secretária da Assistência Social, Márcia Sousa. Ela lembra que a sua pasta já vem fazendo a utilização das instalações desde 2014, quando transferiu para lá o CRAS que até então funcionava no prédio da atual Delegacia da Mulher.

A secretária da Promatur Maria Agar, por sua vez, apresentou o que a comunidade terá a seu dispor na área da cultura. “Teremosaqui um miniteatro, equipado inclusive para projeção de filmes; um telecentro com 10 computadores à disposição do público; uma biblioteca com 3 mil títulos; a oferta de aulas de dança de vários estilos, aulas de violão, entre outras atividades”, informou Maria Agar.

Ofertando no momento no local, espaço para prática de skate, aulas de ginástica para terceira idade e aulas de basquete, a Secretaria de Esportes e Lazer, pretende ampliar em várias modalidades o ensino de esporte na Praça do CEU. “Estamos aqui para ouvir e estamos à disposição para receber sugestões para o que podemos praticar na quadra de esportes que temos aqui. A licitação dos equipamentos esportivos já foi encerrada e temos todos os materiais à disposição”, observou a secretária de Esportes e Lazer, Jossuela Pinheiro.
Lembrando que este é apenas um dos encontros que pretende realizar para mobilizar a população a participar do grande número de atividades que serão disponibilizados em breve na Praça CEU, Laércio de Morais destacou a importância de a comunidade levar ao conhecimento dos gestores do espaço que tipo de atividade ela gostaria de receber ali. “Esse é um equipamento dos moradores dessa grande região e convoco que venham nos auxiliar neste processo de ocupação. Vamos fazer isso juntos”, conclamou Moraes, que disponibilizou e informou os telefones da sua superintendência e do seu celular para futuros contatos.
Parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, com investimento é de R$ 1,5 milhão, a obra da Praça CEU, com a participação do município, foi concluída em 2014. Até o momento, nas instalações é ofertado atendimento na área da assistência Social, através do CRAS. O local também vem sendo sede de vários eventos. O seu pleno funcionamento prevê o envolvimento da população de aproximadamente 15 bairros, entre os quais os Jardins América, Apucarana, Ponta Grossa, Trabalhista e Diamantina.
A Praça CEU está situada na Avenida Central do Paraná, ao lado de outros importantes aparelhos públicos como a Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão e do prédio do Cisvir, da uma capela mortuária do Jardim Ponta Grossa e dos futuros prédios da Emater e da Justiça do Trabalho. O objetivo da Praça CEU é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.