Nesta terça-feira (10), na data de comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) encerra a Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
Dia 10 de dezembro marca o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e relembra a necessidade de reconhecer o direito do ser humano viver com dignidade, independentemente de nacionalidade, sexo, religião, raça, condição social ou língua.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos reconhece que a defesa e a garantia dos direitos das mulheres constrói uma sociedade justa, igualitária e livre da violência. Esta data destaca que a luta pela eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres é elemento fundamental para que, mundialmente, meninas e mulheres tenham assegurados direitos fundamentais como a vida, liberdade, dignidade, privacidade e intimidade, saúde, educação, renda, proteção, entre outros.
Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher é uma campanha global que ocorre anualmente com o objetivo de mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência de gênero. Durante o período do dia 20 de novembro ao dia 10 de dezembro, foi desenvolvida uma extensa programação envolvendo a prefeitura de Apucarana,l por meio da Secretaria Municipal da Mulher. As ações contaram com a parceria do conselho de direitos da mulher, entidades, serviços públicos de vários segmentos como da assistência social, educação, saúde, Ministério Público e segurança pública.
A mobilização teve o objetivo de sensibilizar, informar, formar e engajar profissionais, conselheiras de direitos, mulheres e a população para o enfrentamento, prevenção e a erradicação a violência contra as mulheres em todas as suas formas, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.
Neste ano, a Campanha 21 Dias de Ativismo teve o propósito de possibilitar formação e aprimoramento de profissionais que atuam em serviços de atendimento às mulheres, de capacitar conselheiras de direitos do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e viabilizar o protagonismo de mulheres referenciadas na rede de atendimento. Estratégias como a distribuição de materiais informativos e a intensificação do uso das redes e mídias sociais para divulgar a campanha possibilitaram maior informação e divulgação de serviços em que mulheres possam buscar apoio. As redes sociais da prefeitura e da SEMAF divulgaram as ações realizadas durante este período.
A Campanha 21 Dias de Ativismo encerra com a reflexão de que é possível erradicar a violência contra a mulher, desde que exista um esforço coletivo e maciço, de homens e mulheres, engajados em mudanças estruturais e culturais que garantam dignidade, igualdade de direitos, equidade de oportunidades, justiça e segurança a todas as mulheres.