A chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Márcia Krempel, participou ontem (30) da reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde para afirmar que não há falta de vacina em Apucarana. O prefeito Beto Preto, que há uma semana vem pedindo providências para regularizar o estoque de vacina no município, se disse surpreso e perplexo com a atitude da representante da Secretaria de Estado da Saúde na cidade.
O abastecimento de vacina na rede pública de saúde de Apucarana está condicionado à distribuição feita pela 16ª Regional de Saúde. “Márcia Krempel demonstrou estar desinformada e equivocada já que apresentou dados que não condizem com a realidade que estamos enfrentando há quase três meses nas nossas unidades básicas de saúde. A população está buscando vacina e não encontra. Estamos sim com falta de três vacinas e estoque reduzido de outras duas”, reitera o prefeito, lembrando que o fato pode ser comprovado por qualquer pessoa ao buscar a imunização nos postos de saúde.
O superintendente da Atenção Básica da AMS e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro, explica que há cerca de 3 meses começaram a faltar em Apucarana as vacinas contra varicela (catapora), contra poliomielite (gotas), e a tetra viral que imuniza contra caxumba, sarampo, varicela e rubéola. “O estoque está baixo, praticamente no limite, das vacinas antirrábica humana, bem como os soros antirrábico humano e antiveneno”, complementa o coordenador do setor de epidemiologia, Luciano Pereira.
Uma das imunizações que deve ser recebida pela criança já nos primeiros dias de vida, a vacina BCG, contra tuberculose, também está, segundo Luciano Pereira, com estoque no limite. Diante desta situação, a Autarquia de Saúde passou a centralizar a oferta da BCG e antirrábica em uma única UBS, a Romeu Milane, na Rua Osvaldo Cruz, centro da cidade, e com dias específicos, na quarta-feira e sexta-feira.
“Nosso estoque para todo município da BCG é de 27 doses e da antirrábica humana é de apenas 14 doses”, informa Luciano Pereira.
Um dos dados apresentados por Márcia Krempel na reunião do conselho foi o de que Apucarana tem em estoque 183 doses da vacina tetra viral. “Mais uma vez ele se mostrou desinformada e equivocada, já que no sistema consta que essas doses estão vencidas desde dezembro de 2017. Isso aconteceu porque recebemos uma quantidade desta vacina com um prazo de validade muito curto”, justifica o coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva.
O prefeito Beto Preto, que vem recebendo manifestações de apoio na busca de encontrar solução para falta de vacina, como da Câmara de Vereadores e do Rotary Clube Apucarana, diz que o momento é de ter calma para solucionar a situação e não criar mais problema. “O assunto é grave e deve ser tratado com gravidade. Sou o primeiro a ser solidário a unir forças para solucionar a situação. O que não dá para aceitar é o fato de que mães estão indo aos postos de saúde pedir vacina e receber a informação que de que não tem”, lamenta Beto Preto.
Os dados sobre estoque de vacina em Apucarana apresentados pela chefe da 16ª RS, Márcia Krempel, na reunião do conselho foram contestados pela direção da AMS com documentos, incluindo ofícios solicitando vacinas, bem como o relatório do estoque de vacinas no município. “Estamos enfrentando um grande problema, que a chefe da regional de saúde insiste em não admitir. Contestamos, com comprovações documentais todos os argumentos por ela apresentados, negando a falta de vacina”, enfatiza Marcelo Viana.
Levantamento feito em seis Unidades Básicas de Saúde de Apucarana, na tarde de hoje (31/07), demonstra a realidade no município em relação ao estoque de vacinas. Número de doses:
Unidade Básica de Saúde Raul Castilho, no Núcleo João Paulo
Tetra viral – zero
Varicela – zero
Pólio gotas – zero
 
Unidade Básica de Saúde Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa
Tetra viral – zero
Varicela – zero
Pólio gotas – zero
 
Unidade Básica de Saúde Antonio Saccheli, no Jardim Colonial
Tetra viral – zero
Varicela – zero
Pólio gotas – 3 doses
 
Unidade Básica de Saúde Takaiti Miyadi, no Núcleo Habitacional Dom Romeu
Tetra viral – zero
Varicela – 3 doses
Pólio gotas – zero
 
Unidade Básica de Saúde Moacir Mascaro, no Núcleo Habitacional Parigot de Souza
Tetra viral – zero
Varicela – zero
Pólio gotas – zero
 
Unidade Básica de Saúde Osvaldo Damin, no Jaboti
Tetra viral – zero
Varicela – zero
Pólio gotas – zero
 
 
 

Publicações Recomendadas