O Prefeito Beto Preto e o subprefeito de Vila Reis,Antônio Marques da Silva, o “Marquinhos”, como é mais conhecido, assinaram hoje a autorização para abertura de licitação da sede própria do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do distrito. A obra está orçada em cerca de R$ 450 mil, com metragem de 165 metros quadrados.
Em recente audiência mantida em Brasília, com a ministra Tereza Campelo, o prefeito Beto Preto conseguiu confirmar a liberar destes recursos, já que havia risco de corte pelo contingenciamento, dentro do ajuste fiscal do Governo Federal. “Agora liberamos o processo de concorrência pública e temos prazo legal até junho para dar início a obra”, explicou o prefeito.
A verba é proveniente do Programa de Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Básica – Construção CRAS, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) que contemplou apenas 20 municípios em todo país. “Iniciamos 2013 com os atendimentos dos quatro CRAS da cidade sendo realizados em imóveis alugados. Agora já temos sede própria garantida para cada um dos nossos CRAS, todos com recursos do governo federal”, comemora a secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa.
No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) são feitos os principais atendimentos e atividades da área, como os do Bolsa Família, cesta básica, tarifas sociais da água e luz, oficinas de artesanato, habitação e encaminhamentos ao INSS, cursos profissionalizantes, saúde, educação e conselho tutelar. “Estamos trabalhando para garantir uma estrutura melhor, que atenda aos requisitos de acessibilidade, com rampas de acesso, portas mais amplas e banheiros adaptados”, enumera.
“O espaço oferece as condições necessárias para o trabalho de proteção social básica, com o objetivo de promover a emancipação das pessoas e facilitando o acesso aos seus direitos”, avalia a secretária Márcia Regina de Souza.