O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana comemorou nesta terça-feira (24/10) o seu 40º aniversário. A solenidade realizada nas dependências do batalhão contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
O prefeito Beto Preto participou da solenidade e destacou a importância do Batalhão para Apucarana e os doze municípios do Vale do Ivaí que são atendidos pelo 10º BPM. “O Batalhão chega aos 40 anos em plena vitalidade, com um comandante pé vermelho, que conhece os anseios de Apucarana e região, com o aporte do governo do Estado, que tem liberado mais viaturas e realizado concursos para aumentar o efetivo, e com o apoio da Prefeitura de Apucarana, que tem a Guarda Municipal como parceira para o desenvolvimento de ações integradas”, pontuou.
O tenente-coronel José Francisco Cardoso, comandante do 10º BPM, destacou o comprometimento do efetivo e a colaboração da população através de denúncias. “São profissionais valorosos que, com o seu trabalho, tem ajudado o Batalhão a cumprir a sua missão e a atingir as metas estabelecidas. O 10º BPM possui fundamental importância em termos de Estado. Abrange doze municípios do Vale do Ivaí, que somam mais de 250 mil habitantes. E presta seus serviços por 24 horas por dia, 365 dias ao ano, sempre pensando em diminuir os índices de violência”, frisa o tenente-coronel Cardoso.
Durante a solenidade também foram prestadas homenagens a diversas personalidades e a membros do efetivo da ativa e da reserva, por ações diferenciadas e de destaque em prol da Polícia Militar, entre os homenageados esteve o prefeito de Apucarana Beto Preto.
A solenidade que marcou o aniversário do 10º BPM contou com a presença do tenente-coronel José Luis Barbosa Deina, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec); coronel Lanes Randal Prates Marques, comandante da 2º Comando Regional de Policia Militar; Major Roberto Geraldo Coelho, comandante do 4º subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana; Drº. Oswaldo Soares Neto, juiz da 1ª vara criminal da Comarca de Apucarana; Drº José Roberto Silvério, juiz da 2ª vara criminal da Comarca de Apucarana; Drº Mauricio Mazur, juiz federal da 2ª Vara do Trabalho de Apucarana; a promotora de Justiça Fernanda Lacerda Trevisan Silvério, da Comarca de Jandaia do Sul, além da presença de outras autoridades de Apucarana e região que prestigiaram o evento.
HISTÓRICO
O 10º Batalhão de Polícia Militar é oriundo do 5º Batalhão de Polícia Militar de Londrina/PR. Assumiu a responsabilidade de Policiamento ostensivo preventivo atuando em 17 municípios da região do Vale do Ivaí no dia 19 de Abril de 1977, através do decreto Lei nº 3289, quando foi criado o 10º BPM, sendo inaugurado no dia 24 de Outubro de 1977. Teve sua primeira sede na Rua Clevelândia e, no final do ano de 1982, foi transferido para atual sede na BR 369, Km 209, saída para Maringá. Cabe ao 10º Batalhão de Polícia Militar a segurança preventiva, ostensiva e repressiva, através do seu policiamento, numa área que compreende 12 municípios.

Publicações Recomendadas