O prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto, participou nesta sexta-feira (28/09) do lançamento do anuário socioeconômico “Vale do Ivaí e Centro-Norte do Paraná 2018-2019”.  A publicação é uma iniciativa do Jornal Tribuna do Norte e traz o perfil de 30 municípios da região, com informações sobre os seus principais potenciais, incluindo dados sobre agricultura e indústria.
O evento realizado no salão azul do Country Club, em Apucarana, contou ainda com a presença dos prefeitos de Ivaiporã, Mauá da Serra, Jandaia do Sul, Marilândia do Sul, Califórnia, Rio Branco do Ivaí e Lunardeli. Beto Preto esteve acompanhado pelo vice-prefeito, Junior da Femac, e pelo secretário de Fazenda, Marcello Machado. Também estiveram presentes o vereador Mauro Bertoli, que representou o Legislativo, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Jayme Leonel, além de representantes de instituições que patrocinaram a publicação.
Beto Preto afirma que a região contemplada pelo anuário é uma fronteira comercial que merece ser analisada e explorada. “Entre 2012 e 2013 o PIB per capita de Apucarana era de R$ 12 mil e agora, com os dados atualizados, está em R$ 22 mil. Isso mostra que houve um acréscimo de atividade comercial e de outras situações que se abrem”, pontua Beto Preto, comentando um dos dados contidos na publicação.
Beto Preto destacou o trabalho – tanto de conteúdo quanto o de apresentação – e disse que é uma importante  ferramenta para a atração de investimentos. “É um trabalho que conjuga todos os interesses da região, sendo o fio condutor que leva informações visando o desenvolvimento conjunto da nossa região”, frisa Beto Preto.
De acordo com  Baltazar Eustáquio de  Oliveira, diretor-superintendente do Jornal Tribuna do Norte, o anuário traz informações dos 26 municípios do Vale do Ivaí (Apucarana,Arapuã, Ariranha do Ivaí, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí) e de quatro do Centro-Norte e Médio Paranapanema (Arapongas, Sabáudia, Ortigueira e Manoel Ribas).
Com 132 páginas, o anuário traz informações detalhadas dos municípios, com base em levantamentos oficiais. Constam na publicação dados do Valor Bruto de Produção (VBP), fornecidos pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab); estatísticas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); números do potencial de consumo, elaborados pelo IPC Maps; indicadores sociais do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), além de informações das prefeituras, entre outros órgãos e institutos.
A publicação tem como patrocinadores a Itaipu Binacional, o Sicredi, a Concessionária CR RodoNorte e o Banco Regional de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE).